Com orçamento de R$ 6,2 bilhões, o prefeito eleito de Manaus, David Almeida, já tomou a primeira decisão antes de assumir o cargo: passar um pente fino nas contas e contratos da Prefeitura de Manaus para saber onde poderá economizar e repactuar gastos. O objetivo é claro: máxima eficiência. David vai ter de encarar logo no primeiro dia as decisões tomadas por Arthur Neto contra a pandemia, que incluem uma série de restrições para evitar aglomerações.  “Todos os contratos serão revisados. Serão fiscalizados para serem cumpridos, conforme pactuados. Buscaremos eficiência”, afirmou no dia em que apresentou os membros da comissão de transição.

 

PRORROGAÇÃO

O prefeito Arthur Neto, estendeu o prazo de vigência de quatro decretos em prevenção à pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, até 31 de dezembro. Não pode cortar  serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário; não tem cobrança de estacionamento rotativo pago, o Zona Azul; os funcionários seguem com trabalho remoto. Volta às aulas, nem pensar. Mas a partir de janeiro quem manda é David Almeida, e há um clima de suspense no ar sobre as medidas na nova Prefeitura.

 

VACINA

O Brasil já definiu que idosos, indígenas e profissionais de Saúde terão prioridade na vacinação. O desafio de imunizar os brasileiros contra a Covid é gigantesco, e sem precedentes. Um dos maiores e mais populosos países do mundo, o Brasil é professor na arte de imunizar, mas para uma doença com várias candidatas à vacina e com o mundo todo correndo atrás do mesmo medicamento, o ministério da Saúde e Eduardo Pazuello preveem uma logística jamais vista. Alguns estados, como São Paulo e Bahia estão fazendo seu próprio cronograma. Outros, como o Amazonas, esperam pelo Governo Federal.

 

LULA ANULADO

Pela primeira vez desde 1988, o PT não elegeu nenhum prefeito nas capitais do Brasil. É a comprovação da derrocada, do fim e do velório do partido que chegou a dominar o Brasil, mas foi para o limbo por causa dos escândalos de corrupção. De quebra o PT ainda viu Guilherme Boulos aparecer como líder da esquerda enfraquecida. Lula e seus apoiadores vão ficando para a história julgar e contar o papel deles no Brasil. É o curso natural dos acontecimentos.

 

DESVIOS

A operação Sanguessuga deflagrada em Manaus afirma que funcionários e ex-funcionários do Detran fraudaram documentos e causaram prejuízo milionários ao Amazonas. Famoso por suas blitzes nos finais de semana, por leilões de carros e por leilões de moto, o Detran parece a casa da moeda. Não é à toa que o trânsito de Manaus está cheio de irregularidades, colocando em risco a vida de motoristas e pedestres. Quem deveria fiscalizar, andava ocupado demais com outras coisas.

 

NINGUÉM MERECE

Alessandra Campêlo e Josué Neto vão disputar a presidência da ALE no dia 16.

Será mais um duelo entre os governistas, a oposição e os deputados que se dizem independentes.

PSC, de Wilson Lima, e MDB, de Eduardo Braga, foram os partidos que mais elegeram prefeitos no AM.