A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou orientações sobre os objetos proibidos nas dependências do Centro de Convenções e do Sambódromo durante as apresentações carnavalescas. As medidas de segurança fazem parte da Portaria Conjunta do Carnaval e de Grandes Eventos, firmada entre os órgãos estaduais e municipais para garantir a atuação integrada durante o período de festividades e grandes eventos.
O que é proibido portar
De acordo com a Portaria Conjunta Nº 001/2025-GS/SSP, complementada pela Portaria de Grandes Eventos N° 001/2024, estão proibidos no local itens como armas de fogo, armas brancas, armas de arremesso, e objetos destinados a projetar substâncias tóxicas, como gases asfixiantes e substâncias químicas, radiológicas, biológicas e nucleares.
Também estão vetados materiais contundentes, cortantes, perfurocortantes e perfurantes, como facas, canivetes e punhais, que possam representar risco à integridade física das pessoas. Além disso, bandeiras só poderão ser utilizadas para fins festivos e amigáveis. Não será permitida a entrada com guarda-chuvas ou itens com haste metálica, assim como fogos de artifício e engenhos pirotécnicos, exceto aqueles previamente autorizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
A lista de objetos proibidos também inclui recipientes com aerossóis, garrafas, copos, pratos e outros materiais de vidro ou alumínio, bem como objetos como dardos, martelos, seringas e capacetes, que possam comprometer a segurança do público.O descumprimento das normas estabelecidas pela Portaria Conjunta será considerado como desobediência.
A SSP-AM reforçou que o policiamento nas dependências do Sambódromo será intensificado, com ações ostensivas, preventivas e investigativas. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) monitorará todo o perímetro do evento para garantir a segurança de todos os presentes.