“70% dos veículos roubados são motocicletas, as quais em sua grande maioria com cilindradas até 150cc. Dentre os automóveis, os campeões de roubo são ônix e HB20 brancos e pretos”, revela o delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv).

Conforme informações do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de janeiro a junho deste ano 950 veículos foram roubados, somente na capita. Os números mostram uma redução em relação ao mesmo período do ano anterior, que foi de 1.054 e pode ter sido causada pela pandemia.

Delegado pede que o povo tome cuidado

Dicas que valem ouro

De acordo com o delegado, do começo ao final do ano passado a equipe teve que investigar mais de dois mil casos de roubos e furtos de veículos. Com isso ele forneceu informações valiosas que sempre usa para orientar as vítimas que o procura.

“Sempre se certificar sobre o local onde for estacionar e quando for chegar em sua residência para entrar na sua garagem a fim de não ser surpreendido com a ação de criminosos; evitar ir a estabelecimentos comerciais como farmácias e postos de combustível localizados em locais onde não haja uma movimentação de pessoas, durante a noite principalmente; se certificar sempre se as portas do seu veículo se encontram fechadas ao acionar o alarme e travamento eletrônico do carro”.

E se você por uma acaso for roubado deve manter contato imediato com o 190 da Polícia Militar a fim de repassar as informações preliminares viabilizando que viaturas do entorno do local do fato possam fazer as buscas iniciais, e posteriormente a isso ir para a Derfv fazer o registro e colocar restrição de roubo.

O delegado também disponibilizou o contato (92) 99962-2442, para quem quiser fazer denúncias de roubos, furtos ou desmanches ilegal de veículos.