A Suframa visitou, nesta terça-feira (11), a sede da empresa SR Saldanha Rodrigues no Polo Industrial de Manaus (PIM), situada no bairro de Flores, zona Centro-Sul da capital amazonense. A SR Saldanha Rodrigues é especializada na fabricação de produtos médicos hospitalares, tais como seringas, agulhas, frascos coletores, máscaras e toucas.
A comitiva da Autarquia na visita foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva, pelos superintendentes-adjuntos Executivo, Frederico Aguiar, de Projetos, Leopoldo Montenegro, e de Administração, Carlito Sobrinho, pelo gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel, e pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa. Na unidade, a comitiva foi recebida pelo gerente de Operações Industriais, Lúcio Pelinzzer, e pelo gerente de Produção, Fernando Izelli.

Fortalecimento de operações
Além de conduzir os representantes da Suframa por uma visita às linhas de produção, os dirigentes da Saldanha Rodrigues também aproveitaram a ocasião para comentar o histórico da atuação da empresa e discutir demandas para o fortalecimento das operações na região, com destaque para questões envolvendo Processos Produtivos Básicos (PPBs).
De acordo com Pelinzzer, a área da SR Saldanha Rodrigues no PIM é de aproximadamente 22 mil metros quadrados e a empresa opera em três turnos, ininterruptamente, gerando cerca de 300 empregos diretos. “Temos uma operação robusta na Zona Franca de Manaus. A visita da Suframa foi importante para conhecer nossa fábrica e também para ouvir mais de perto nossas demandas. Esperamos que possam nos auxiliar principalmente com as questões que foram discutidas em torno dos PPBs”, afirmou Pelinzzer.

Forma prioritária
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, assegurou que a Autarquia trata as demandas de fábricas do PIM de forma prioritária e irá buscar se debruçar sobre a questão, junto ao governo federal, para colaborar no que for possível. “É uma fábrica que produz um tipo de produto muito importante, voltado à saúde da população. Inclusive colaboraram bastante com o abastecimento de produtos desse tipo na época da pandemia. Temos total interesse de que a empresa só continue fortalecendo suas operações na região”, destacou Saraiva.

Aleam confirma concurso público neste ano
O concurso público para o quadro de servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ocorrerá ainda este ano, com previsão de realização até dezembro. A confirmação foi feita pelo presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), durante pronunciamento na tribuna do plenário Ruy Araújo, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (12). De acordo com o parlamentar, o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração e acompanhamento dos trâmites para o concurso está na fase final de definições. A última seleção para servidores efetivos da Assembleia Legislativa foi realizada há 14 anos.
“Nosso Grupo de Trabalho tem se reunido e está dando andamento aos trâmites para o concurso desta Casa, que vai sair até dezembro. Estamos tramitando todo o processo e, em breve, vou voltar a esta tribuna para apresentar o cronograma do concurso público, com todas as datas”, adiantou Roberto Cidade. O presidente da Aleam também comentou sobre o pós-concurso e as futuras convocações. “No pós-concurso, vamos convocar os aprovados de imediato. Estamos tendo todo o cuidado para fazer tudo da forma mais transparente e dando o enfoque para os cargos que apresentam maior necessidade. Nosso intuito é ter pessoas preparadas e que possam fortalecer o Poder Legislativo”, afirmou.

Deputado quer reduzir jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais
Proposta do parlamentar amazonense institui carga horária de 5 dias trabalhados com dois dias de folga, sem redução de salário, e busca dar mais tempo aos trabalhadores para se dedicarem à família e à vida social O deputado federal Pauderney Avelino (União-AM) protocolou o projeto de Lei no. 824/2025, que institui a jornada semanal de trabalho de cinco dias consecutivos, seguidos por dois dias de repouso remunerado, a chamada 5×2. Os profissionais que já têm carga de menor de 40 horas por semana ficam resguardados.
“A adoção da jornada de trabalho 5×2, com cinco dias trabalhados por 2 de descanso influencia diretamente na recuperação física e mental do trabalhador, além dar maior disponibilidade para que eles cuidem de sua vida pessoal e do seu bem-estar”, afirmou Pauderney. Aprovada, a proposta reduz a carga horária de trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, de 44 horas para 40 horas, não podendo exceder oito horas diárias de jornada.