Não era o ideal mas, pelo menos, a Zona Franca de Manaus sobreviveu. Vale ressaltar a luta e os esforço dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, esforço, este que conseguiu unanimidade em toda a classe política local. Até os adversários reconhecem o empenho dos dois.
No dos outros é refresco
Uma declaração do governador Mauro Mendes causou indignação e ‘espanto’ entre juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que, em dezembro, mandou pagar a seus magistrado, ‘vale-peru’ de R$ 10 mil.
Em causa própria
Após o chefe do Executivo mato-grossense pregar, em entrevista, “câmeras para todos” – políticos, governadores, prefeitos e também magistrados -, a exemplo dos equipamentos que monitoram as ações de policiais nas ruas, os magistrados alegaram que foram “desrespeitados”.
Era só o que faltava
Oito tripulantes, incluindo uma criança de oito meses, foram resgatados por policiais militares de um barco pesqueiro próximo à Ilha do Botija, nas imediações de Coari. Eles foram feitos reféns por piratas e estavam presos no porão da embarcação.
Para quem gosta de uma paquinha guisada, cuidado. Pesquisa com 170 amostras de nove espécies de mamíferos silvestres – veado, anta, queixada, caititu, paca, cutia, tatu, capivara e peixe-boi – identificou que 78% delas estavam contaminadas.
Todas eram portadoras da bactéria Mycobacterium leprae, causadora da hanseníase. Também foram encontrados outros patógenos que causam doenças como leishmaniose, de Chagas e toxoplasmose. O estudo ocorreu entre 2019 e 202, com amostras coletadas na região do Médio Rio Solimões, em Coari.
___________________
NINGUÉM MERECE
___________________
* Moradores do bairro São José estão pedindo, pelo amor de Deus, um semáforo no cruzamento das ruas Leonora Armstrong com a rua Mondai, na Alameda Cosme Ferreira.
* Precisa ser malabarista ou de circo para conseguir atravessar. É carro de baixo, de cima e pelos lados.
* Não bastasse a Mudinha do Coroado, que bate em quem não lhe dá dinheiro, agora são os bombonzeiros.
* Dizendo-se ex-bandidos e agora evangélicos, esculhambam quem não compra seus bombons.
* Triste a situação da Praça da Matriz, cheia de vagabundos e drogados. E ninguém faz nada para resolver o problema.