O requerimento de autoria do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar suposto abuso de autoridade cometido por integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alcançou o número de assinaturas necessárias para ser protocolado. O anúncio foi feito pelo próprio deputado, na sessão plenária desta quarta-feira (29).
“Aproveito o momento para informar o plenário e celebrar as 171 assinaturas da CPI do abuso de autoridade do STF e do TSE. Acabamos de protocolar o pedido de CPI. E agora, obviamente, aguardamos a análise de vossa excelência [Arthur Lira] de todos os requisitos que estão cumpridos. O tempo de investigação, o número de membros e também os fatos determinados que, mencionados os do ano passado ainda, somados a todos deste ano, abundam para que haja esta investigação”, pontuou o parlamentar do Novo.
“Queremos um reequilíbrio entre os Poderes, e a única tristeza é que lamentavelmente teve de falecer uma pessoa, Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, para que pudéssemos retomar a coleta de assinaturas, mas felizmente chegar às 171 necessárias”.
Cleriston morreu, em 20 de novembro, quando cumpria prisão preventiva no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por envolvimento no ataque às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.