Crianças estão morrendo no Brasil, após um desafio ser lançado nas redes sociais. O menino Brayan, de apenas 8 anos, veio a óbito no sábado (05). após participar de uma brincadeira chamada “desafio do desodorante”. Ele estava internado na UTI pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.
Após passar mal, o garoto deu entrada no Hospital Santa Casa de Valinhos, onde recebeu os primeiros socorros. Com sintomas de intoxicação, a criança foi encaminhada para o HC da Unicamp já em estado grave. Na UTI pediátrica, o quadro se agravou e o menino não resistiu.
Outro menino de 10 anos, João Victor Santos, foi encontrado morto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Belo Horizonte. O garoto morreu após participar da brincadeira e registrar a situação. Ele teve uma parada cardiorrespiratória após ter inalado o aerossol contido do produto.
Uma menina de 7 anos também morreu ao inalar desodorante aerossol após assistir ao vídeo do desafio disseminado nas redes sociais. O caso ocorreu na cidade de São Bernardo do Campo (SP).
O desafio
A “brincadeira” consiste em quem consegue inalar o aerossol pelo maior tempo possível. A prática tem viralizado nas redes sociais e acontece entre crianças e adolescentes, que depois compartilham o feito na internet.