A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam) no Amazonas está participando da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, que está unindo hemocentros de todo o país em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro).

O Hemoam irá homenagear os doadores de sangue nas categorias Ouro, Prata e Diamante, que doaram assiduamente no período de janeiro a outubro de 2020. Além disso, o hemocentro vai oferecer um lanche especial e brindes para quem doar no dia 25, quarta-feira.

O ano de 2020 foi um dos mais precários já vivenciados pelos hemocentros brasileiros. No Amazonas, a maior queda foi registrada entre a segunda quinzena de março e o final de maio, quanto o abastecimento chegou a cair 40%, ou seja, de uma média de 180 a 230 doadores/dia, o Hemoam passou a receber apenas de 90 a 120 doadores/dia.

União dos hemocentros

A campanha neste ano está reunindo hemocentros do Distrito Federal e de 14 estados brasileiros – Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A ação inédita vai até o próximo sábado (28). “Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos”, destacou o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Para doar é só comparecer a um dos pontos de coleta. Na sede do Hemoam, localizada na av. Constantino Nery 4397, Chapada, os horários são desegunda a sábado, das 7h às 18h. Na Maternidade Ana Braga, rua Cosme Ferreira, São José I, a coleta de sangue pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 12h30.