A proteção de gestantes e puérperas contra influenza, tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Covid-19, são prioridade a partir do cumprimento do esquema vacinal. O alerta é da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que está reforçando a vacinação como proteção fundamental à saúde do feto e nos primeiros meses de vida do bebê, além de fortalecer o sistema imunológico das mães.
A Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa garante que todas as Unidades de Saúde da rede municipal ofertam atenção e cuidado no pré-natal, incluindo consultas médicas e de enfermagem, exames, atendimento em saúde bucal e imunização.
“São ações que visam proteger, de forma integral, a saúde da mãe e da criança, reduzindo os riscos de adoecimento, da mortalidade materna e infantil ao longo do período gestacional, considerando que mães e bebês encontram-se mais suscetíveis aos fatores de risco à saúde na gestação. Por isso, as vacinas são tão essenciais nesse processo, já que existem para prevenir doenças e fortalecer a resistência imunológica de ambos. A gravidez não é uma doença, mas requer cuidados redobrados em razão das alterações ocorridas no sistema imunológico dessas usuárias durante a gestação”, destacou a enfermeira Lúcia Freitas, chefe da Divisão.