No ano em que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fortaleceu a presença da Internet no cotidiano da educação, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realiza, por meio da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 5, os “Jogos Interclasses Edição Especial: Digitais”. Ao todo, cinco escolas da zona leste da capital devem participar desta edição inédita, que irá mesclar atividades virtuais e presenciais.

Na ocasião, devem participar alunos dos ensinos Fundamental e Médio das seguintes escolas: Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia, Ceti Elisa Bessa Freire, Escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha, EE Roderick de Castelo Branco e EE Rofran Belchior.

Os jogos das unidades serão marcados pela disputa nas modalidades de xadrez, damas, dominó, gincana cultural, atletismo e nos games “Among Us”, “Just Dance”, “Free Fire”, “Call of Duty” e “Pro Evolution Soccer”.

De acordo com o coordenador de Educação Física da CDE 5, Jorge Lelis, a pandemia e o isolamento social acabaram por afastar os estudantes de atividades interdisciplinares. “O principal objetivo desta atividade é resgatar toda a motivação vivenciada por esses jovens durante os anos anteriores, além de ser um incentivo para revelar talentos dentro de outras modalidades que antes não estavam inseridas nos jogos”, explica.

Para participar, os estudantes poderão utilizar seus celulares ou videogames. Além disso, os jogos devem ocorrer de forma individual, em dupla ou coletiva.

Os vencedores receberão troféus e todos os participantes, medalhas. “A pandemia e o isolamento social nos afastaram fisicamente, mas as lições do esporte nos inspiram e transformam criatividade em determinação, devem continuar sendo combustível para as nossas atividades”, completa o coordenador.