A forte que caiu em Manaus desde a noite de sexta-feira e varou a manhã desta sexta, resistindo até o início da tarde, é só uma amostra de como será a situação do clima daqui para a frente, até o final do Inverno Amazônico, até junho. Um ônibus do Puraquequara não conseguiu vencer a avalanche que se formou e foi invadido pelas águas, causando pânico nos passageiros, e uma carreta afundou na Torquato Tapalós.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu duas ocorrências relacionadas à chuva intensa. As demandas foram registradas pelo Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, que funciona 24 horas por dia.

Risco de desabamento de muro
As chamadas, que indicavam riscos de desabamento de muro, foram imediatamente repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). As equipes foram acionadas e deslocaram-se rapidamente para as áreas impactadas na zona Leste e na zona Norte, onde os incidentes ocorreram.
A chuva recente em Manaus também revelou a necessidade de uma vigilância constante, já que a cidade apresentou situações que exigiram rápida intervenção das autoridades. Além dos dois casos de desabamento, a Defesa Civil segue monitorando o tempo e atuando conforme novas ocorrências possam surgir.

Emergências
A Prefeitura reforça que os cidadãos de Manaus podem contar com o Disque 199 para qualquer emergência relacionada à Defesa Civil. O serviço, disponível 24 horas, está à disposição para assistência imediata em situações de risco. Em meio ao tempo severo, a Prefeitura de Manaus orienta a população a tomar cuidados especiais. É recomendado evitar o acúmulo de água parada, a fim de prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Além disso, motoristas devem redobrar a atenção ao transitar por vias alagadas, reduzindo a velocidade e mantendo distância segura dos veículos à frente. Caso necessário, é aconselhável buscar rotas alternativas para evitar áreas inundadas. A Prefeitura continuará monitorando as condições climáticas e fornecerá atualizações, caso novas previsões ou mudanças significativas sejam observadas.

Engarrafamentos e confusão
Em avenidas importantes, como a Darcy Vargas, entre as Zonas Centro-Oeste e Centro-Sul, Torquato Tapajós, na Zona Norte, e Cosme Ferreira, na Zona Leste, foram registradas lentidão e alto fluxo de veículos, segundo aplicativo de mobilidade urbana.
Até às 7h, Manaus registrou um acumulado de chuva de cerca de 33 milímetros. O bairro Santa Etelvina, na Zona Norte da capital, foi o ponto com maior acúmulo de água.
Além de Manaus, outros 30 municípios do interior do estado estão em alerta laranja para chuvas intensas com risco de alagamentos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Manaus não está só
Mas as chuvas que estão caindo desde o início deste ano, não estão castigando somente Manaus, mas todo o interior também. Vários municípios estão em Alerta Laranja. São eles: Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Maués, Parintins, Alvarães, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Maraã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Uarini.

Acidente trava Avenida Rodrigo Otávio e deixa motociclista ferido
Um acidente de trânsito na Avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, interditou parcialmente a via e deixou um motociclista ferido na manhã desta sexta-feira (14). O acidente ocorreu por volta das 8h30, durante a forte chuva que atingiu a capital amazonense, complicando ainda mais as condições de tráfego na região. Segundo informações preliminares, o motociclista foi atingido por um carro no trecho da avenida em frente à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sentido centro/bairro. A colisão ocorreu em meio à pista molhada e à baixa visibilidade causada pela chuva intensa, fatores que podem ter contribuído para o acidente.
O condutor da motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi levado para um hospital da região, mas sua identidade e estado de saúde não foram divulgados até o momento. O trânsito na Avenida Rodrigo Otávio precisou ser parcialmente interditado enquanto os socorristas prestavam os primeiros atendimentos à vítima. O motorista do carro envolvido no acidente permaneceu no local e deu apoio ao motociclista até a chegada das equipes de emergência.
Apesar da situação tensa, não houve confrontos ou discussões entre os envolvidos, e o condutor do carro colaborou com as autoridades presentes no local. O acidente ocorreu em um momento de alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Manaus, com previsão de chuvas fortes e ventos intensos. A Defesa Civil e os órgãos de trânsito têm alertado os motoristas para redobrar a atenção ao dirigir em dias de chuva, quando o risco de aquaplanagem e colisões aumenta significativamente.