Nesta sexta-feira (05/04), o senador Eduardo Braga (MDB/AM) e o diretor nacional de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Fábio Pessoa Nunes e o superintendente regional do Dnit, Orlando Fanaia, realizaram uma visita de vistoria nas obras de construção das novas pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).
As duas estruturas ─ cada uma de 150 metros – desabaram no fim do ano passado causando a morte de cinco pessoas e 14 feridas. Nos locais, atendendo solicitação do parlamentar amazonense, o Ministério de Infraestrutura iniciou as construções das duas novas pontes, que têm previsão se serem inauguradas até outubro deste ano.
No fim de março, o senador Eduardo conversou com o ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, sobre as obras das novas pontes do Curuçá e Autaz-Mirim e a pavimentação do Lote C da BR-319, que vai do quilômetro 198 até o 250, totalizando 52 quilômetros. O trecho é um dos mais precários da rodovia, que tem 877 quilômetros de extensão.
Braga disse que há um compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluir a rodovia nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) este ano. “Além das duas novas pontes, estamos aqui anunciando o edital para contratação de três pontes de madeiras próximo a Realidade, que devem sair neste mês de abril. E também uma emenda de bancada de R$ 480 milhões para serem investidos na recuperação da BR-319”, antecipou o senador Eduardo.
O parlamentar anunciou, também, o edital de contratação de empresa para a pavimentação dos primeiros 20 quilômetros do Lote C, que segundo ele, deve sair ainda este ano. “E até dezembro será licitado outros 30 quilômetros restante do Lote C, com previsão de obras em 2025. Com isso vamos conseguir entregar a rodovia trafegavel naquele trecho”, explico Braga.
O diretor de Rodovias, Fábio Nunes, disse que “não faltará recursos” para a pavimentação da BR-319. “Paralelo a esse trabalho das pontes, estamos garantido melhor trafegabilidade de cargas pesadas em diversos trecho da rodovia”, disse o direto, que vão percorrer a estrada de Manaus até o município de Humaitá, distante 620 quilômetros da capital.
Nunes lembrou que, ainda este ano, o Dnit vai lançar o programa Revitaliza que vai pavimentar o trecho da BR-319 da comunidade Vila do Zero até o município Careiro Castanho, distante 123 quilômetros de Manaus. “E esse é mais uma das demandas do senador Eduardo Braga e de toda a bancada federal que estaremos atendendo para devolver a trafegabilidade e a mobilidade urbana da população amazonense”, destacou o diretor do Dnit.
O diretor da Construtora Nasser, engenheiro civil José Nasser, disse que as obras na BR-319 estão acontecendo simultaneamente na construção das duas novas pontes. “Tudo está dentro do cronograma das obras. Tivemos que trazer um martelo pneumático de 8 toneladas para o trabalho de fixação das estacas novas, que vão substituir o que antes eram trilhos de trem por tubulões de 1,2 metro de diâmetro”, explicou.