O Botafogo anunciou nesta quinta-feira Eduardo Freeland como novo diretor de futebol. Ele deixa a gerência da base do Flamengo para assumir a função no Botafogo, a convite do presidente Durcesio Mello.

O Freeland é um profissional de altíssimo nível e que chega para comandar a reestruturação e o planejamento do Departamento de Futebol. Vem com muita determinação para atuar na reconstrução do Botafogo – disse o presidente alvinegro, ao site oficial.

O novo diretor de futebol chega com a missão de comandar a reformulação que acontecerá no elenco do Botafogo, mesmo que a improvável fuga do rebaixamento aconteça. Ele também terá a prerrogativa de decidir o futuro do atual gerente de futebol, Túlio Lustosa.

Chego com muita vontade de trabalhar nesse projeto de modernização do clube que me foi apresentado pelo Presidente Durcesio Mello. Minha motivação é enorme por retornar a essa instituição de tanta história e com a qual sou bastante identificado – disse Freeland.

Freeland tem passagem anterior pelo próprio Botafogo, onde exerceu todos os cargos na estrutura das categorias de base. Foi técnico, coordenador e posteriormente gerente. No Bota, foi campeão brasileiro sub-20 em 2016. O técnico era Eduardo Barroca, que atualmente dirige o time principal.