A primeira ação do ano do projeto Suframa nas Escolas aconteceu nesta terça-feira (25), na Fundação Bradesco, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus. Cerca de 60 alunos do curso técnico em eletrônica participaram da palestra, que tem como objetivo apresentar aos estudantes do ensino médio informações sobre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e a importância desse arranjo econômico para o desenvolvimento regional e nacional.
A coordenadora do Ensino Médio da Fundação Bradesco, Maria Aparecida Ribeiro, destacou a relevância da iniciativa para os alunos da instituição.
“Essas são as primeiras turmas do curso de eletrônica que estamos implantando aqui na Fundação Bradesco em Manaus. É um desafio para nós preparar esses jovens para o mercado de trabalho e mostrar a eles que indústria é essa, que polo é esse e quais oportunidades a eletrônica pode proporcionar no futuro. Nosso objetivo com a Suframa é fortalecer essa parceria e alinhar cada vez mais essa formação com a realidade do setor produtivo”, afirmou.

História da ZFM
A palestra foi conduzida pelo servidor da Suframa e analista de sistemas, Ismael Dantas, que apresentou a história da ZFM e o funcionamento do Polo Industrial de Manaus (PIM), com o apoio de vídeos institucionais. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as perspectivas profissionais e oportunidades que o modelo econômico pode oferecer ao concluírem sua formação.
Ao final do encontro, uma dinâmica interativa conduzida pela servidora Cristiane Batista – que é egressa do curso técnico em Administração da Fundação Bradesco – testou os conhecimentos adquiridos pelos alunos, com a entrega de brindes aos participantes.

Relato dos alunos
O aluno Sidnoa Vieira, de 15 anos, destacou que a palestra trouxe informações que ele desconhecia e despertou sua curiosidade sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus. “Aprendi muitas coisas novas sobre a Suframa e o Polo Industrial. O que mais me chamou atenção foram as curiosidades que o palestrante contou, especialmente sobre a história da ZFM e como ela evoluiu ao longo do tempo. É interessante ver como tudo isso influencia nossa cidade e pode abrir oportunidades para o nosso futuro”, comentou.
O projeto Suframa nas Escolas seguirá ao longo de 2025 com mais 14 palestras em diferentes instituições de ensino médio, reforçando a missão de conscientizar os jovens sobre a importância da ZFM e suas oportunidades para o futuro profissional.