O Amazonas é um dos líderes na violência contra as mulheres. A cada hora, 17 mulheres buscam ajuda contra a violência no Brasil, numa escalada da violência que atinge, principalmente, mulheres pretas e de baixa renda.
O Ligue 180 recebeu 86 mil denúncias de agressão contra a mulher nos primeiros 7 meses deste ano.

Enfim alguém que presta
Notória por fornecer títulos a quem nada tem a ver com o Amazonas, finalmente a Aleam acertou. Receberá o título de Cidadão do Amazonas, o padre redentorista José Amarildo Luciano da Silva.
Nascido no Acre, ele chegou ao Amazonas em 2010, onde desenvolveu várias atividades na Paróquia N.S.P .Socorro, em Educandos, onde coordenou projetos sociais.

Filé de Jacaré
Os moradores da Reserva de Mamirauá, no Médio Solimões, se preparam para a produção de carne e couro de jacarés, a partir de 2026. Falta apenas a renovação de uma autorização do Ibama.
O projeto prevê a captura anual de 500 jacarés, com retorno aproximado de R$ 230 mil para as comunidades de ribeirinhos.

Bloco das piranhas
Piranhas voltam a atacar no Lago do Meriti, local super visitado, em Manacapuru. Placas espalhadas pela orla avisam para que os banhistas não entrem em águas mais fundas, mas ninguém obedece.
Além de ser época de reprodução, elas são atraídas pelos restos de comida jogados pelas inúmeras barracas que comercializam alimentos no local.

App do bem
O Hemoam lançou um aplicativo para doadores de sangue, o Hemodoador, um ambiente virtual onde o público poderá acompanhar o histórico de comparecimento, e emitir declarações.
Além disso, podem tirar dúvidas, realizar agendamentos e pré-triagem, entre outras funções. O aplicativo pode ser baixado para Android e IOS.

Adeus à barbeiragem
A Escola Pública de Trânsito do Detran está com inscrições abertas para cursos gratuitos, que serão realizados ao longo do mês de dezembro.
São 460 vagas disponíveis, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, além de opções aos sábados.
NINGUÉM MERECE
* A responsabilização pelos preços altíssimos no Festival de Parintins chegou ao Garanchoso. O MP entende que os dois bois participaram da definição da política de preços adotada pela empresa Amazon Best, responsável pela bilheteria do evento.
* Três mulheres foram presas vendendo drogas para os vagabundos da Praça da Matriz. Esta coluna está cansada de bater nessa tecla sobre a bandidagem no local.
* A taça já está praticamente no bico do Urubu. O empate de ontem foi só um aperitivo para o gran finale.
* E por falar em futebol, o Amazonas vai do pau pro bagaço. Enquanto a Onça Pintada desce, o Remo sobe para a Série B.
* Na verdade, medalha e título mesmo, quem está trazendo são os atletas paralímpicos locais. Ao invés de deficientes, viraram eficientes.











