A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse nesta segunda-feira (3) que a Justiça Eleitoral já começou os preparativos para as eleições presidenciais de 2026. As declarações da ministra foram feitas durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Justiça Eleitoral em 2025. Durante seu discurso, Carmen Lúcia adiantou que o TSE já começou os preparativos para as eleições presidenciais de 2026 e do próximo pleito municipal, que será realizado em 2028.
“Para garantia de eleições livres e democráticas no Brasil, este Tribunal Superior Eleitoral trabalha ininterruptamente. Para as eleições de 2026, as providências já começaram a ser implementadas na sequência imediata ao término das eleições. Para a eleição de 2028, uma série de providências já precisou ser iniciada, como a questão do cálculo de eleitores e quantas urnas precisam”, afirmou.
Em defesa do regime democrático
A presidente do TSE também voltou a defender o regime democrático no país e disse que a liberdade e a justiça só podem ser garantidas com a democracia. “A Justiça Eleitoral continuará a atuar com rigor, serenidade, com imparcialidade e comprometida com a democracia, garantindo as liberdades de eleitoras e eleitores. Que tenhamos um ótimo período de perseverança no caminho da construção democrática”, completou.
Kassio é quem presidirá
As eleições presidenciais de 2026 serão presididas pelo ministro Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente do TSE e ministro do STF. O mandato de Cármen Lúcia terminará em agosto do ano que vem. Kassio foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Dama de Ferro participa da abertura dos trabalhos legislativos na Aleam
A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, compôs a mesa de honra da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã desta segunda-feira (3), no plenário Ruy Araújo. O evento marcou o início da 3ª Sessão da 20ª Legislatura e a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.
Além da presidente do TCE-AM, estiveram presentes na solenidade o conselheiro Josué Cláudio Neto, corregedor da Corte de Contas, além do procurador-geral de contas do Ministério Público de Contas, João Barroso.
Harmonia é tudo
Durante o evento, a presidente Yara Amazônia Lins destacou a importância da harmonia entre os Poderes e a relevância do trabalho técnico do Tribunal na fiscalização dos recursos públicos estaduais. “O Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa têm um papel fundamental na construção de uma gestão pública mais eficiente e transparente. A harmonia entre as instituições fortalece a governança e garante que as políticas públicas cheguem com mais qualidade à população”, destacou a conselheira.
Com a nova posse, o deputado estadual Roberto Cidade comandará a presidência da casa legislativa até 31 de janeiro de 2027. A sessão solene também contou com a presença do governador Wilson Lima, que, após a posse da nova Mesa Diretora da Aleam, fez a leitura da Mensagem Governamental, momento que marca o início das atividades legislativas do ano. No discurso, o chefe do Executivo estadual apresentou um balanço das ações desenvolvidas em 2024 e as principais metas e diretrizes da administração para 2025.