Em busca do 33º título do Festival Folclórico de Parintins, o Boi-Bumbá Garantido leva para a arena do Bumbódromo, a partir desta sexta-feira (30/06), um canto por todas as vidas e parte da sua história, dividido em três grandes atos. A associação apresentou o projeto de arena em coletiva de imprensa, na quinta-feira (29/06). Para dar força ao espetáculo, o bumbá traz para a 56ª edição do festival uma das maiores lideranças indígenas da atualidade, cacique Raoni Meturike, do povo Kaiapó.
Para defender o tema “Garantido por toda a vida”, a associação folclórica leva para a arena um espetáculo em três atos. Segundo o presidente interino do bumbá, Adson Silveira, a superação é a palavra chave para a torcida e trabalhadores. “O Garantido não vai fazer diferente, o Garantido vai mostrar que ele voltou a ser o Garantido, um boi grande, majestoso, organizado, que preparou todos os 21 itens para ganhar o festival”, afirmou.
O Garantido abre a primeira noite do Festival de Parintins, com o espetáculo “A vida depende da vida”, falando sobre a urgência dos cuidados com a natureza e com as vidas humanas, celebrando lideranças contemporâneas na defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e dos direitos humanos.
2ª noite
Para a segunda noite, a narrativa do Garantido leva para a arena o subtema “Eu sou porque nós somos!”. Segundo Adan René, integrante da comissão de arte, a apresentação conta a história de como a identidade amazônida tem sido construída. “A gente faz um reconhecimento de uma memória social. Nós temos todos esses povos trazidos para a região, seja em diáspora ou mesmo os povos originários daqui. O Garantido defende que ele é o boi que luta por todas as vidas. As vidas indígenas, negras, dos povos tradicionais. É uma noite de memória social”, afirma René.
A terceira e última noite fará uma viagem pela história de luta e glória do boi da Baixa do São José, recordando sua trajetória e revivendo emoções já apresentadas na arena do Bumbódromo. O subtema “Amor por toda a vida” promete recontar a história com novas personagens, como é o caso da lenda amazônica do Mapinguari, que em 1997 impressionou com realismo e grandeza.
Em busca do 33° título, Garantido exalta todas as vidas e sua própria história
Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim.