As 30 Delegacias de Polícia Civil de Manaus devem ser revitalizadas, a partir do ano que vem, por detentos do sistema prisional do estado. A informação foi dada pelo secretário de Administração Penitenciária, coronel Vinícius Almeida, durante entrevista ao programa “Segurança em Foco”, da Rádio Encontro das Águas, na manhã deste sábado (28/11). A revitalização das unidades é prioridade do calendário do programa “Trabalhando a Liberdade”, disse.

O “Segurança em Foco” é veiculado aos sábados, das 8h às 10h, na Rádio Encontro das Águas 97,7 FM, e é produzido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Durante a entrevista, o secretário de Administração Penitenciária destacou os avanços no trabalho de remição de pena realizado com os internos do sistema prisional amazonense. De acordo com o coronel Vinícius, os detentos estão sendo capacitados tecnicamente para romper laços com o crime e com facções criminosas, de forma que tenham condições de se reinserir na sociedade após o cumprimento das penas estabelecidas pelo Poder Judiciário.

“Iniciamos esse trabalho de capacitar os internos e dar oportunidade de conhecimento técnico e, em seguida, usar isso para beneficiar a própria sociedade, com obras dentro do sistema prisional, reduzindo bastante nosso custo; e também fora do sistema”, disse o titular da Seap.

Vinícius Almeida disse que, ainda neste ano, a expectativa é fechar uma ata de registro de preço para que o projeto de revitalização dos 30 Distritos Integrados de Polícia de Manaus sejam reformados. “Quero adiantar que, no ano que vem, essa é uma meta muito próxima de ser realizada, vamos utilizar essa mão de obra toda para reformar todas as delegacias da capital do estado. A nossa meta e desafio é reformar todos os DIPs em um ano”, pontuou.