O primeiro dia de agenda do vice-presidente da República no Amazonas, General Hamilton Mourão, foi bastante movimentado. Ele sobrevoou parte da BR-163 mostrando aos diplomatas o trabalho de preservação da Selva Amazônica, foi ao zoológico do CIGS e depois deu uma entrevista coletiva ao lado de Wilson Lima. Além de Mourão, participam do encontro o general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “84% da Amazônia continua manter sua cobertura original.”

Mourão sobrevoou uma parte do Pará que já está desmatada desde os anos 70 e disse que nesta quinta vai sobrevoar Manaus pelo rio. “Estamos fazendo tudo de forma transparente. Amanhã (quinta) eles vão à Amazônia profunda, aquela que está preservada.” Mourão guia diplomatas Embaixadores e Ministros da União Europeia e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

Nesta quinta, o vice-presidente vai mostrar o trabalho da Marinha para melhorar os canais de navegação, mostrando as estradas naturais por água e regiões perto de Iranduba, onde há assentamentos.

O Governo Federal tem feito um esforço para rebater os ataques sofridos pelo Brasil, acusado de desmatar e não cuidar da Floresta Amazônica.

Mourão preside o Conselho da Amazônia e garantiu que o Governo Federal não tem o que esconder e que está aberto a questionamentos.

 

sssss