A zona norte de Manaus terá um novo terminal de integração de ônibus. O complexo de intercâmbio de linhas será construído na esquina das avenidas Torquato Tapajós com Turismo, no bairro Santa Etelvina próximo ao sistema viário Lydia da Eira Corrêa. A obra foi anunciada por Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) na manhã desta segunda-feira (11).
Segundo Paulo Martins, o T7 será abastecido com energia solar e terá reuso da água para limpeza. Um bicicletário e estacionamento para veículos serão instalados para quem optar por deixar seus veículos e usar o transporte público de passageiros.
As linhas de ônibus com passagem pelo terminal farão conexão também no T2 e T3. O itinerário inclui linhas alimentadoras dos bairros da zona norte. A estimativa é que 80 mil pessoas utilizem o novo terminal por mês, em média. A obra deve começar em agosto ou setembro e deve ser concluída em até nove meses.
“A partir de final de maio teremos novos ônibus, são 76 transportes. Quero anunciar aqui que o corredor da Avenida Constantino Nery funcionará exclusivo para os ônibus após a entrega dos novos transportes coletivos”, disse Paulo Martins.
Rodoviária
O Terminal 6, na entrada do residencial Viver Melhor, que foi inaugurado há um ano e três meses, permanece fechado. A obra custou R$ 16 milhões. Paulo Martins disse que a estrutura será aproveitada. “Já estamos realizando um projeto de readequação do T6 para que as linhas intermunicipais e interestaduais que fossem sair da Rodoviária de Manaus sejam transferidas para esse terminal. Então, receberá nova cobertura, novo piso, banheiros, restaurantes, e áreas de espera para a população”.
Atualmente, a rodoviária funciona precariamente em área da Avenida Djalma Batista, em Flores.
Foto: Arquivo Semcom