A 42ª Exposição Agropecuária (EXPOAGRO), realizada pelo governo do Amazonas e executada pela Secretaria de Estado de Produção Rural , de forma 100% virtual, movimentou cerca de R$ 60 milhões no agronegócio do estado, envolvendo a comercialização de maquinário, negócios de animais, bovinos, caprinos, ovinos, praça de alimentação e ações de crédito rural, por meio dos agentes financeiros.

Durante os três dias de evento a exposição alcançou público em todas as regiões do Brasil e chegou a um total de 22 países entre América do Sul, Ásia, Europa e América Central, reforçando a importância do setor primário para a economia do estado e levando o trabalho dos produtores rurais para fora do Amazonas.

A exposição de animais sempre foi uma das atrações mais aguardadas pelos espectadores e criadores nas feiras agropecuárias, e neste ano, mesmo com a migração para o formato digital, a EXPOAGRO não deixou de lado a tradição. De acordo com a gerente de produção animal do IDAM, a zootecnista Meyb Seixas, o espaço de exposição de animais na plataforma da feira garantiu que a população pudesse ver os animais e trouxe oportunidades de negócios para os produtores.

As feiras de produtos regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas também marcaram presença na 42° EXPOAGRO. Com entrega de produtos via delivery, a feira on-line movimentou R$ 6.657,00. De acordo com o presidente da ADS, Sérgio Litaiff, o número superou as expectativas.

Também durante a EXPOAGRO, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas promoveu o 2º fórum “Amazonas livre de febre aftosa”, que abordou o impacto da instrução normativa nº 52 para o produtor Amazonense. Essa instrução normativa reconhece 13 municípios do estado como livres de febre aftosa sem vacinação, o que equivale a um rebanho de mais de 1 milhão de cabeças. O diretor-presidente da ADAF, Alexandre Araújo, destacou a importância do fórum para que possamos manter esse status sanitário e expandir o trabalho de tornar o Amazonas livre de febre aftosa sem vacinação como um todo.