O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, reforçou o alerta contra a dengue na capital amazonense e pediu o apoio da população no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o último Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado ontem, 16 casos de dengue foram confirmados no período de 5 a 11 de janeiro.
Coisa nossa
Na noite de terça-feira, Manaus testemunhou um momento marcante com a aclamação de Roci Pankov como Miss Universe Amazonas 2025. A cerimônia exclusiva foi um verdadeiro espetáculo de sofisticação e emoção. Com a presença de convidados ilustres e a imprensa local, o evento não só celebrou a escolha da nova representante do estado, mas também simbolizou a renovação das diretrizes do concurso, agora mais inclusivo ao permitir a participação de mulheres casadas, divorciadas e mães.
Vamos respeitar
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana deu início à uma operação especial no aeroporto internacional Eduardo Gomes, com o objetivo de garantir a reserva de vagas destinadas a Pessoas com Deficiência, idosos e ônibus de turismo. Durante as ações de fiscalização, dois veículos foram removidos ao parqueamento por ocuparem indevidamente áreas reservadas.
Mudanças no BPC
A Lei 15.077, de 2024, que estabelece regras mais rígidas para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), já está em vigor. Esse programa assegura o pagamento de um salário mínimo mensal a idosos e pessoas com deficiência em situação de baixa renda.
Novas exigências
O acesso ao benefício agora depende da apresentação de um documento com cadastro biométrico. Além disso, os beneficiários deverão realizar a atualização cadastral obrigatória em um intervalo máximo de dois anos.
IPTU indevido
A Defensoria Pública do Amazonas instaurou um Procedimento Coletivo para averiguar denúncias a respeito de cobrança indevida de IPTU no Ramal do Brasileirinho, na Zona Rural de Manaus. A mudança de uma zona rural para uma zona urbana faz com que a cobrança de IPTU por toda a área acabe tendo efeito com o fisco.
NINGUÉM MERECE
* A demora dos ônibus que cobrem as linhas 014 e 016 já está tirando os usuários do sério. O pior horário é entre as 15 e 17 horas.
* Quem também não está nem aí para os usuários é a Cooptren, a cooperativa responsável pelos Executivos 821 e 823. A única linha que se salva é a 800.
* Aumenta a cada semana a procura por atendimento médico no 28 de Agosto e João Lúcio em decorrência de síndromes gripais. O faz chuva e faz sol não dispensa ninguém.
* As maiores vítimas são os idosos e as crianças.
* Apesar do trabalho desenvolvido pela PM, as execuções continuam acontecendo em Manaus. A criminalidade só aumenta.