Na tarde da última segunda-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) confirmou a localização do corpo do cantor gospel Fernando Grandêz, de 39 anos, vítima do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV. O acidente ocorreu na sexta-feira (13), na região do Encontro das Águas, em Manaus. Com esta confirmação, o número de mortes subiu para três, incluindo uma criança e uma mulher, enquanto 71 pessoas foram resgatadas com vida e seis continuam desaparecidas.
A despedida de Fernando Grandêz ocorre nesta terça-feira (17) na Igreja Assembleia de Deus no Amazonas, no bairro Compensa. Muito conhecido na comunidade religiosa, o cantor estava a caminho de Nova Olinda do Norte para se apresentar em um evento familiar quando a tragédia aconteceu. O sepultamento está previsto para o fim da manhã, após a realização de um culto fúnebre.
As operações de busca entram no quinto dia com uma força-tarefa robusta, mobilizando 25 mergulhadores, embarcações, drones, helicóptero e o reforço de militares de São Paulo. A equipe utiliza sonares subaquáticos avançados para mapear o fundo do rio e tentar localizar a embarcação e as vítimas restantes. A complexidade do trabalho é acentuada pelas fortes correntes e redemoinhos característicos do encontro dos rios Negro e Amazonas.
A lancha, que transportava aproximadamente 80 passageiros, afundou logo após deixar Manaus. Para apoiar as famílias envolvidas, as autoridades mantêm um posto de atendimento no Porto Privatizado de Manaus. As investigações sobre as causas do naufrágio e as buscas pelos desaparecidos seguem como prioridade para os órgãos de segurança pública.











