O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo na terça (23) e quarta-feira (24), para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Manaus.

Para não correr esse risco de deixar mais de 200 mil candidatos sem poder realizar a prova, o Governo do Estado decidiu pela autorização.

“Essa medida é para garantir que os alunos tenham acesso ao nível superior, ao ensino superior. Nós fomos informados que, se se prorrogasse mais uma vez, neste ano não seria mais possível a realização dessa atividade, e muitos alunos estariam penalizados. Então, é importante que haja um esforço de todos e que evitem, ao máximo, estar nas ruas na terça e quarta-feira, principalmente no horário entre 11h e 13h, que é o momento em que os candidatos estarão se locomovendo para as salas de aula”, reforça o governador.

O Amazonas conta com 206.076 candidatos inscritos, sendo 160.576 em Manaus e outros 45.500 nas demais cidades do interior, conforme levantamento do MEC.

Veja perguntas e respostas para quem vai realizar o Enem:

Como saber o local de prova?

Os locais de prova podem ser consultados pelos inscritos no site na Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante/. É recomendável que os participantes cheguem com antecedência aos locais.

Quais os horários do Enem no Amazonas?

A abertura dos portões acontece às 10h30 (horário de Manaus) nos dois dias de prova. O fechamento dos portões será às 12h.

A aplicação das provas deve começar às 12h30, e encerrar às 18h no primeiro dia. No segundo dia, as provas devem encerrar às 17h30.

O que é preciso levar para realizar a prova?

É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação válido e máscaras de proteção à Covid-19.

É aconselhável levar álcool em gel, cartão de Confirmação de Inscrição e declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

Quais medidas de proteção contra Covid os participantes devem cumprir?

Antes de entrar na sala: higienizar as mãos ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do Exame. Respeitar o distanciamento entre as pessoas. Usar máscaras de proteção durante todo o tempo.

Para os casos previstos na Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020, será dispensado o uso da máscara para pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara. O descarte da máscara de proteção à Covid-19, durante a aplicação do Exame, deve ser feito pelo participante de forma segura nas lixeiras do local de provas.

O que fazer com aparelhos eletrônicos?

Guardar antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.

Manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

Pode levar lanches para a sala?

Sim. Porém, o participante deve permitir que o lanche seja vistoriado pelo aplicador, respeitando os protocolos de proteção à Covid-19.

O que fazer após encerrar a prova?

O participante não deve utilizar o banheiro do local de aplicação após o término do seu exame e a saída definitiva da sala de provas.

Os três últimos participantes presentes sem juntos da sala de provas somente após assinatura da ata de sala, exceto nas salas de atendimento especializado.

Não estabelecer ou tentar estabelecer qualquer tipo de comunicação interna ou externa. Não registrar ou divulgar por imagem ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado nas provas.

Quando será divulgado o resultado?

O resultado final, tanto da versão impressa quanto da digital e da reaplicação, será divulgado no dia 29 de março.