Um homem de 42 anos foi preso na segunda-feira (29) pela Polícia Civil de Manaus, suspeito de estuprar duas crianças, de 4 e 11 anos, sendo que a vítima mais velha engravidou em decorrência dos abusos. O caso chegou ao conhecimento da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) por meio do Conselho Tutelar e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, após denúncias de que a criança de 11 anos, que já está com 27 semanas de gestação, havia iniciado o pré-natal. Em depoimento especial na Depca, as vítimas confirmaram a violência praticada pelo companheiro da tia.
O suspeito, que não possui grau de parentesco sanguíneo, mas havia registrado as meninas como filhas, convivia há mais de 20 anos com a tia das vítimas, que era a responsável por cuidar e protegê-las. A delegada Kassia Evangelista informou que a participação da tia no caso está sendo apurada, pois ela tinha conhecimento da gestação e chegou a acompanhar a criança em consultas de pré-natal, inicialmente alegando que a gravidez seria resultado de um “contato” com outra criança. Essa versão foi descartada após o depoimento da vítima.
Diante da gravidade dos fatos, a Depca representou pelos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. O homem foi preso no bairro Redenção, negou a autoria do crime, mas responderá por estupro de vulnerável e está à disposição da Justiça. As crianças foram colocadas sob a tutela do Estado e do Conselho Tutelar, enquanto as autoridades trabalham para localizar a família extensa para dar prosseguimento aos trâmites.











