O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou nesta terça-feira (22) mais uma clínica da família na cidade, dessa vez, a Antônio Reis, localizada na rua São Luiz, no bairro São Lázaro, zona Sul.

A iniciativa é fundamental para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde, que atualmente já tem cobertura de 64,09%, segundo o Ministério da Saúde, e deve se aproximar de 70%, conforme dados da Secretaria Municipal de Saude (Semsa), com a inauguração de outras duas clínicas da família nos próximos dias.

O local onde foi instalada a nova clínica era uma Unidade Básica de Saude (UBS) com instalações antigas. O espaço foi revitalizado e reestruturado para atender aos padrões de uma UBS tipo 4, ou Clínica da Família, com foco na medicina preventiva da família e da comunidade.

O local ganhou instalações modernas e acolhedoras que possibilitarão ampliar acesso e resolutividade nos serviços da Atenção Básica, preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento na clínica

Com capacidade para fazer, aproximadamente, 18 mil atendimentos por mês, a CF Antônio Reis terá um corpo técnico multidisciplinar de profissionais de saúde e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médicos, enfermeiros, cirurgião-dentista, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e patologia clínica, agentes comunitários de saúde, entre outros.

A unidade será um importante ponto de atenção para o trabalho em redes de apoio local como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o Conselho Tutelar, o Conselho Local de Saúde, entre outros. A Clínica da Família está informatizada, o que permite aos profissionais registrarem todos os atendimentos no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).