O ano de 2020 deve fechar com mais de 65 mil diagnósticos de câncer de próstata no Brasil, e a previsão é de 480 casos confirmados no Amazonas. Os números apresentados pelo urologista especializado em câncer, André Mancini, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), nesta quinta-feira (26/11), em palestra na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), são um alerta para a importância dos cuidados preventivos com a saúde do homem. O especialista esteve na instituição para uma palestra em alusão à campanha nacional Novembro Azul, de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o tema “Uma Atitude Certa Decide o Jogo”, a palestra foi promovida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam), em parceria com a Defensoria Pública. A apresentação do especialista teve número reduzido de participantes presenciais, por medida de segurança para minimizar risco de contágio pelo novo coronavírus, e foi transmitida por meio do canal da DPE-AM no YouTube.

Na abertura do evento, o presidente da Adepam, defensor público Arlindo Gonçalves, disse que o objetivo é dar continuidade a campanhas voltadas para a saúde, como o Setembro Amarelo, que aborda a saúde mental, e o Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. “Agora chegamos à conscientização sobre a saúde do homem”, afirmou.

O subdefensor público geral, Thiago Nobre Rosas, também participou do evento e disse que é uma alegria seguir em parceria com a Adepam em mais um mês de conscientização, desta vez voltado à saúde do homem. Ele ressaltou o desafio de reservar um tempo para cuidar da saúde, mesmo em um ano difícil como este vivido em meio à pandemia de Covid-19. “Neste ano, passamos por muitas dificuldades, que nos exigiram muito, mas vamos nos conscientizar de tirar uma tarde que seja para cuidar da saúde, ir a uma consulta, porque esse cuidado é importante”, disse.