Durante o período eleitoral, candidatos procuram divulgar principalmente suas propostas para infraestrutura e – neste momento de pandemia do Covid-19 – saúde, mas o Fan Esportes resolveu abrir um espaço para os candidatos a vereador que possuem propostas voltadas especialmente para o esporte.

Os candidatos Dudu Monteiro de Paula (PMN), Enilson Rodrigues (PROS) e Coronel Walter Cruz (CIDADANIA) são os convidados do programa nesta quinta-feira (12) e vão conversar ao vivo sobre suas propostas para o esporte na capital a partir das 18h.

Coronel Walter Cruz

O Coronel Walter Cruz, que já foi comandante da Rocam, secretário de governo e diretor do Manaustrans, mas também possui propostas voltadas para os esportes, começando com a reativação da Secretaria de Esportes, que foi desativada pelo atual prefeito.

Outra iniciativa que o candidato a vereador pretende incentivar é a presença do esporte no interior dos bairros de Manaus. “Não adianta fazer grandes torneios, grandes celebrações sem que a criança e o adolescente estejam incluídos nisso”, disse o candidato, que também defende a reativação do Bolsa Atleta em Manaus.

Enilson Rodrigues

O candidato Enilson Rodrigues participa de diversas atividades esportivas, como maratonas, corridas de rua e ciclismo, e acaba trazendo um plano detalhado com propostas para a capital amazonense, começando com um Projeto de Lei que tornará a Secretaria de Esportes permanente nas próximas gestões da prefeitura.

Ele também apresenta o Projeto Treina Manaus, que propõe a implementação de Centros de Treinamento em parceria público/privada nas quatro zonas da cidade para atender a demanda de corredores de rua amadores.

Outros programas do candidato estão voltados ao combate do sedentarismo e da obesidade e também para garantir a saúde na terceira idade, além da divulgação e cobertura de eventos esportivos por meio das redes sociais oficiais da prefeitura.

Dudu Monteiro de Paula

Conhecido por sua atuação junto ao jornalismo esportivo, Dudu Monteiro de Paula também está trazendo como proposta o retorno da Secretaria de Esportes, mas com quadro de funcionários e orçamento próprio.

Ele também quer incentivar a regularização e legalização de academias e escolinhas de esporte, resgate e revitalização de quadras e campos de futebol e também apoio socioeconômico a atletas de destaque em jogos escolares.

Mas seu principal projeto, que também está intimamente ligado com a prática de esportes e manutenção da saúde, propõe a criação de salas de exames em todas as escolas municipais para que seja possível criar um perfil sobre a saúde das crianças de determinadas regiões da cidade, garantindo os cuidados específicos necessários a cada localidade.