Os torcedores do Boi Garantido vão comemorar o 33º título do Festival Folclórico de Parintins no próximo sábado, 5/7, com festa a partir das 21h, no Sambódromo de Manaus. O evento é organizado pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG). De acordo com a organização, o evento contará com a Batucada e apresentações musicais para comemorar o título que não acontecia desde 2019.

Vermelhou o curral
O Boi Garantido foi o vencedor do Festival de Parintins, realizado entre os dias 27 e 29 de junho, em Parintins. A apuração dos votos para definir o vencedor ocorreu na última segunda-feira, 30/6. Na soma das notas, o Garantido saiu na frente obtendo 1.259 pontos, já o Caprichoso somou no total 1.257,9. Na avaliação geral, o bumbá vermelho e branco foi superior nas três noites do festival. Nas redes sociais, internautas já estão na expectativa de participar da festa. “Desde o começo do ano eu falei: já estou lá na festa da vitória, esse dia chegou”.

Equipe do Maskate dará cobertura total ao evento
O Garantido é foi o campeão do Festival Folclórico de Parintins de 2025. Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o Bumbá vermelho e branco encerrou um jejum que durava desde 2019 e conquistou seu 33º título na história do festival. A vitória foi confirmada na segunda-feira (30), após a apuração das notas no Bumbódromo. Na Festa da Vitória, a Equipe de Marketing do Grupo Maskate estará presente, mostrando toda a evolução da festa através do www.masktv.com.br, You Tube e nas redes sociais.
O Festival de Parintins é uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil, realizado anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas. A festa promove a disputa entre dois bois folclóricos, o Garantido, reconhecido pelas cores vermelha e branca, e o Caprichoso, de cor azul, que se apresentam em três noites de espetáculos explorando temáticas amazônicas, rituais indígenas e lendas da região com alegorias, danças e músicas.

Da apuração
21 quesitos são analisados para a composição da nota. Garantido abriu dois décimos de vantagem sobre Caprichoso nos dois primeiros dias, sexta-feira (27), em que apresentou o sub enredo “O Ecoar das Vozes da Floresta”, celebrando a força dos povos amazônicos, e sábado (28), em que o tema foi “Garantido, Patrimônio do Povão”, criando relação com as raízes populares, indígenas e afro-brasileiras do boi. No domingo (29), como uma homenagem às manifestações culturais de todas as regiões do país, o Bumbá apresentou o tema “Garantido, Boi do Brasil”, exaltando diferentes ritmos e tradições.

Festival de alegria e geração de renda
O Governo do Amazonas encerrou sua participação no 58º Festival de Parintins com intensa movimentação econômica decorrente da venda de artesanato tradicional e da economia solidária. Dados consolidados da 5ª Feira de Artesanato Indígena, promovida pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), e da 20ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, organizada pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), apontam a movimentação de mais de R$ 3,2 milhões em vendas e público superior a 180 mil pessoas, no período de 24 a 29 de junho.
Durante a programação, a Feira de Artesanato Indígena recebeu visitantes interessados em peças únicas produzidas com matérias-primas da floresta. Além do impacto econômico, a feira fortaleceu o turismo étnico-cultural e garantiu apoio logístico, hospedagem e estrutura de vendas aos artesãos participantes. Para o diretor administrativo e financeiro da Fepiam, Joabe Leonan, o resultado reflete o fortalecimento das ações de valorização dos povos originários. “A cada edição, o Governo do Amazonas mostra que investir na arte indígena é investir na economia da floresta, no protagonismo dos povos originários e na valorização da cultura”, afirmou. Foto: Divulgação/Secom Já a 20ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, promovida pela Setemp, órgão da Sedecti, encerrou sua participação no festival com faturamento recorde de R$ 2,3 milhões, tornando-se a edição mais bem-sucedida desde sua criação. A mostra reuniu 73 artesãos e empreendedores solidários dos municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá, com produtos variados como biojoias, acessórios, vestuário, utilitários em madeira e cerâmica, além de itens alimentícios regionais.

Recorde de público, com mais de 120 mil visitantes
O 58º Festival de Parintins, no período de 27 a 29 de junho, alcançou números expressivos e recordes de público e operações aéreas. Nesta terça-feira (1º/07), o governador Wilson Lima apresentou um balanço da festa, onde destacou os mais de 120 mil turistas que visitaram a Ilha e as mais de mil operações aéreas no aeroporto local. “Este ano, tivemos um evento grandioso. O Estado, juntamente com as principais secretarias envolvidas no processo, levou uma estrutura muito grande. E aqui eu quero publicamente parabenizar os servidores estaduais, porque são eles que efetivamente fazem isso acontecer, juntamente com o povo de Parintins, com a prefeitura e com os trabalhadores de Garantido e Caprichoso. Eu posso dizer que foi o maior festival de todos os tempos”, declarou o governador.
Além das mais de mil operações aéreas, que representam um crescimento de 146% em comparação ao festival de 2019, com uma média de 209 operações por dia em 2025, Parintins também recebeu 691 embarcações, que realizaram o transporte de mais de 105 mil passageiros. Esse número é 25% maior que o de 2024, quando 550 embarcações atracaram na cidade. Outro sucesso no festival deste ano foi a Festa dos Visitantes. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento recebeu o público recorde de 27 mil pessoas e arrecadou cerca 50 mil itens alimentícios. E nos três dias de apresentações de Caprichoso e Garantido, a média foi de 18 mil pessoas em cada uma das noites.