Uma fila gigantesca se formou na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na manhã desta segunda-feira (25), para a emissão ou regularização do título eleitoral. O órgão precisou ampliar o seu horário de atendimento, mesmo assim, dezenas de eleitores amanheceram na fila em busca de atendimento.
Conforme o diretor-geral do TRE-AM, João Victor Pereira Martins da Silva, o horário de atendimento passa a ser de segunda a sexta feira, de 08h às 17h, e aos sábados e domingos de 8h às 14h.
Neste ano, as eleições terão a votação em primeiro turno no dia 02 de outubro e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.
Estarão aptos a votar nas eleições de 2022 eleitores que apresentam situação regular perante a Justiça Eleitoral, que não tenham pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto.
Título digital
O eleitor que preferir pode obter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com o documento votar nas eleições.
Para isso basta acessar o aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, traz informações sobre zona e seção, com ereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação. Qualquer pessoa que tenha título de eleitor pode solicitar esse serviço pela internet. O e-Título está disponível nas lojas Play Store (para Android) e App Store (para iPhone).
Para instalar, deve acessar a loja de aplicativos do seu celular, baixar o app e-Título; Informar o número do título, data de nascimento, seu nome e os nomes do pai e da mãe.
O e-Título traz também a foto do eleitor que fez recadastramento biométrico, quando são capturadas a imagem e as impressões digitais. Se você não passou pelo recadastramento, leve documento com foto no dia da eleição.
O antigo título impresso continua valendo e deve ser apresentado junto com o RG ou a carteira de habilitação.
Foto: Reprodução