Após quase um ano, Flamengo e Vasco voltam a se encontrar em uma partida de futebol. Neste domingo, pela 10ª rodada da Taça Guanabara, fase classificatória do Campeonato Carioca, o estádio do Maracanã irá receber o “Clássico das Multidões”, que reúne as duas maiores torcidas do Estado. O confronto está marcado para às 18h10 (de Brasília). Flamengo enfrenta
O Rubro-Negro é líder invicto com 23 pontos, quatro à frente do Fluminense. Desta forma, com uma vitória, a equipe da Gávea pode garantir o título da Taça Guanabara. Já o Cruzmaltino, em terceiro com 17 pontos, também está na briga pelo título, embora com menores chances e dependendo de uma combinação de resultados.
Favorito no papel, pelo elenco estrelado, o Flamengo, vive um momento conturbado. A equipe acumula fracassos em 2023 e, em dois meses, já desperdiçou a chance de conquistar três títulos: Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana. Este último na terça-feira passada, em pleno Maracanã, quando caiu nos pênaltis para o Independiente del Valle-EQU.
A pressão sobre os jogadores e o técnico português Vitor Pereira é grande. Derrotas diante do Vasco e do Fluminense, adversário da última rodada, na próxima quarta-feira, podem provocar mudanças na comissão técnica.
O Vasco, por sua vez, está em ascensão. Com os investimentos feitos pela SAF, o elenco foi bastante qualificado em relação ao que disputou a Série B em 2022. O time, agora comandado por Maurício Barbieri, está crescendo de produção e o torcedor está empolgado.
O retrospecto recente é amplamente favorável ao Flamengo, que vem de três vitórias consecutivas e não perde o clássico desde 2021. Na verdade, o triunfo cruzmaltino em abril daquele ano foi o único desde o Carioca de 2016, em 21 partidas disputadas.
Escalações
Vítor Pereira terá um importante desfalque para o jogo de domingo. O atacante Pedro, com dores no músculo adutor da coxa, não estará disponível.
A tendência é que o treinador opte por escalar a equipe com três volantes no meio de campo, Thiago Maia, Arturo Vidal e Gerson, com o primeiro assumindo o papel de quase um terceiro zagueiro. A dúvida é se Ayrton Lucas atuará como um lateral avançado, como aconteceu contra o Del Valle na terça-feira, ou se Everton Cebolinha ganhará a vaga.
No Vasco, a novidade deve ser a estreia de Andrey Santos. Vendido ao Chelsea, da Inglaterra, o jovem volante retornou ao clube por empréstimo até junho e está bem fisicamente e regularizado. Para o clássico, ele deve formar um trio no meio com Rodrigo e Jair. Na frente, Barbieri deve escalar Gabriel Pec, Pedro Raul e Alex Teixeira.
Foto: Reprodução Internet