Na manhã desta quinta-feira (6), o advogado Ramyde Washington Abel Caldeira Doce Cardoso foi preso preventivamente durante a deflagração da Operação Roque pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM). A prisão ocorreu no bairro Cidade Nova, zona norte da capital, e insere-se em uma investigação que abrange outras três pessoas suspeitas de envolvimento com uma facção criminosa com atuação dentro e fora do sistema prisional. A operação visa desmantelar um núcleo jurídico e operacional que, segundo as investigações, facilitava a comunicação e a transmissão de ordens criminosas com ramificações interestaduais e internacionais.
O principal objetivo da ação policial é cortar a linha de comunicação e logística da facção, que estaria utilizando a advocacia para mascarar transações e mensagens ilegais. Durante o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão, que foi acompanhado por representantes da OAB-AM para garantir as prerrogativas profissionais, foram apreendidos diversos materiais. Entre eles, destacam-se equipamentos eletrônicos, documentos, valores em espécie, mídias digitais e uma arma de fogo de calibre ainda não divulgado pelas autoridades.
A Polícia Federal investiga se os demais envolvidos também possuem registro profissional na OAB, o que reforçaria a suspeita do uso indevido da profissão para fins criminosos. A FICCO/AM, responsável pela operação, é um esforço conjunto de múltiplas agências de segurança, incluindo as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, além de secretarias estaduais e municipais, com a missão de integrar o combate ao crime organizado e à criminalidade violenta no Amazonas.











