A tão espera fumaça branca emanou da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando ao mundo que os cardeais reunidos em conclave haviam eleito o novo Papa, a decisão foi na tarde desta quinta-feira (8).
O sinal visual l confirmou que um dos 133 cardeais eleitores obteve o apoio de pelo menos 89 votos, a maioria qualificada de dois terços necessária para suceder o Papa Francisco, falecido em 21 de abril. A eleição ocorreu no segundo dia do conclave, que teve início na quarta-feira (7).
Simultaneamente à fumaça branca, os sinos da Basílica de São Pedro começaram a soar festivamente, anunciando a escolha do novo pontífice. O nome e a identidade do eleito ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que o anúncio oficial seja feito em breve pelo cardeal protodiácono, através da tradicional proclamação em latim: “Habemus Papam”.
A tradição dita que, entre 30 e 60 minutos após a emissão da fumaça branca, o novo Papa fará sua primeira aparição pública na sacada com vista para a Praça de São Pedro. Em seguida, o recém-eleito pontífice deverá se dirigir à varanda central da Basílica para proferir sua primeira bênção Urbi et Orbi (“à cidade e ao mundo”).