200.000.000 euros: Isso é o quanto um francês anônimo ganhou na loteria do Euromilhões na semana passada, e quase a soma total do quanto ele deu para a preservação da floresta tropical na África Ocidental, e florestas em seu país natal.
O sortudo vencedor criou o Anyama Endowment Fund, em homenagem a uma cidade na Costa do Marfim, onde se entende que ele passou muito tempo, e para isso seus ganhos irão para “a proteção e revitalização das florestas, a preservação e a regeneração da biodiversidade e o apoio dos cuidadores familiares”.
“Eu só joguei durante grandes jackpots, com um propósito: dedicar a maior parte dessa soma à criação de uma fundação”, escreveu ele em uma carta aberta no site do Fundo.
“Durante minha vida, testemunhei na Costa do Marfim a passagem incessante de caminhões carregados com árvores cortadas nas florestas de Burkina Faso”, disse ele ao Le Parisien.
“Nunca vimos uma iniciativa desse tamanho, mas lá novamente, raramente vimos ganhos tão altos”, disse um operador da Loteria Nacional Francesa. “Muitas vezes, essas coisas andam de mãos dadas.”
Na verdade, foi o segundo maior jackpot da história da loteria. O vencedor só é conhecido por ser um aposentado no sul da França, que quer espalhar a mensagem de que os humanos podem preservar o ambiente natural se quisermos — e que dar faz as pessoas mais felizes do que ter.
“Acima de tudo, é a expressão de uma convicção que quero compartilhar com o maior número possível de pessoas: dar as pessoas felizes e constitui uma tremenda alavanca para transformar a indignação em ações concretas e úteis”, disse o homem, segundo a Euro News.