O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está executando a obra de construção da estrada Coari-Itapéua, no município de Coari, distante 363 quilômetros em linha reta de Manaus.

Com 19,94 quilômetros de extensão, a estrada Coari-Itapéua recebe investimento de R$ 16.368.565,24. O projeto prevê a realização de serviços de remoção de pavimento existente, terraplenagem com regularização de base e sub-base, aplicação de camada protetora em areia asfáltica (AAUQ), drenagem com meio-fio e sarjeta, a aplicação de camada final com pavimento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com quatro centímetros de espessura, além de sinalização.

A obra apresenta um percentual de 45% de execução e previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2021. O empreendimento está gerando cerca de 260 empregos diretos e indiretos.

A construção da estrada vai melhorar o deslocamento e a condição de vida da população, além de facilitar o escoamento da produção rural e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades situadas no entorno.

A estrada vai interligar a sede do município de Coari às comunidades de Itapéua e Guarabira, beneficiando produtores rurais, piscicultores de outros dez ramais e 12 comunidades do Lago do Mamiá, grandes produtores de açaí, banana, castanha, abacaxi, guaraná, melancia, café, além de hortaliças, ovos, aves, peixes e gado, entre outros.

Situado na calha do rio Solimões, Coari conta atualmente com uma população de 85.910 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2019.