O governador Wilson Lima apresenta o programa Brilha Amazonas, que leva energia renovável para quem vive do turismo, como referência em política pública de energia limpa e renovável.
O evento nesta sexta-feira, 5 de maio, às 14h, no Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona oeste da capital e ocorre após a agenda do governador em Viena, na Áustria, que tratou sobre tecnologia e pesquisa na área.
Ao todo, o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), entregará, até o segundo semestre deste ano, 253 kits de energia solar na primeira fase do programa. Com esses kits, as comunidades têm uma alternativa sustentável ao uso gerador de energia elétrica, que consome combustível.
O termo para o chamamento público de credenciamento dos interessados foi assinado no dia 16 de fevereiro pelo governador Wilson Lima, no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 km de Manaus). “Nós estamos vindo aqui para entregar os primeiros kits de energia solar para tirar o gerador de energia elétrica, que consome combustível. A placa solar é uma fonte de energia renovável. Nós precisamos apenas da luz solar que a gente tem no Amazonas de sobra” disse o governador Wilson Lima.
De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o programa fortalece o turismo de comunidades que não têm acesso a energia. “O projeto foi pensado e estruturado especialmente para levar qualidade de vida, dignidade e condições de operações para as pousadas, pensado para o público que não tem acesso a energia, fortalecendo cada vez mais o segmento do turismo”, explicou.
Um dos comunitários que recebeu o kit foi Aguinaldo Ribeiro, proprietário de uma pousada na RDS Uatumã. O estabelecimento usava apenas gerador de energia. “A gente fica muito feliz de receber esse kit, que vai trazer renda e economia para a gente. Além disso, a placa solar não faz barulho como o gerador, e não vai incomodar mais os turistas”, disse Aguinaldo.
Para participar do credenciamento, o interessado em adquirir o kit solar deverá preencher os critérios do edital de chamamento e poderá solicitar até cinco placas solares. Para requisições acima de um kit, deverá ser apresentado um projeto justificando a necessidade, assinado por engenheiro eletricista responsável.