Com apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), a Feira Livre da Agricultura Familiar de Caapiranga comercializou cerca de R$ 14 mil em produtos agrícolas nas duas edições realizadas em agosto no município, situado a 134 quilômetros de Manaus. A iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Produção e Abastecimento, conta com apoio do Instituto na organização da feira e outras atividades.
As vendas acontecem a cada 15 dias e são realizadas às sextas feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h, na rua Felix Amorim, bairro Santa Luzia, em Caapiranga.

Nova oportunidade

Participam da feira cerca de 30 famílias rurais das comunidades Dominguinhos, Sumaúma I e II, Vila Nova, Maloca, Monte Alegre, Paranã do Anamã e Araras. No local, são comercializados produtos como cará, banana, macaxeira, pé de moleque, farinha de mandioca, farinha de tapioca, goma, gengibre, abacaxi e melancia.
Para o gerente do IDAM em Caapiranga, Herley Dilahar, essa é mais uma oportunidade para o pequeno e médio produtor expor sua produção no mercado. “Antes do início da pandemia, nós do IDAM e parceiros já vínhamos conversando sobre esse espaço para comercialização local, e agora já estamos na segunda edição da feira, que está sendo um sucesso no município e sem dúvida gerando renda para as famílias do campo”, destacou.

Apoio à produção

A produção da comunidade Dominguinhos, comercializada na feira, é resultado do plantio realizado em áreas mecanizadas no ano passado. Ao todo, 25 hectares receberam mecanização, e logo após foram cultivadas as culturas da macaxeira, melancia, mandioca e banana.
Os projetos elaborados pelo IDAM foram financiados pela Agência de Fomento do Amazonas (AFEAM) por meio dos programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário.