O governo dos Estados Unidos informou que a operação aérea realizada na madrugada deste sábado resultou na captura de Nicolás Maduro. Segundo Washington, a ação foi determinada pelo presidente Donald Trump e integra uma estratégia de pressão contra o líder venezuelano, baseada em acusações de crimes transnacionais.
De acordo com a Casa Branca, Maduro é acusado de envolvimento direto com o narcotráfico e deixou de ser reconhecido pelos EUA como chefe de Estado. O Departamento de Justiça afirma que ele lideraria o chamado Cartel de los Soles, organização apontada como responsável pelo envio de grandes quantidades de cocaína ao território americano.
As autoridades americanas também alegam que o regime venezuelano teria usado estruturas do Estado para facilitar o tráfico e manter alianças com organizações criminosas internacionais. A agência antidrogas dos EUA (DEA) diz ter apreendido toneladas de drogas e milhões de dólares em bens ligados ao círculo do líder chavista.
A ofensiva ocorre em meio à contestação dos Estados Unidos ao resultado das eleições venezuelanas de julho de 2024. Caso a captura seja confirmada nos termos anunciados, Maduro deverá ser levado aos EUA para responder por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Governo dos EUA anuncia captura de Nicolás Maduro após operação militar Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim.











