Guilherme Torres Ferreira, delegado de Polícia Civil foi nomeado pelo Governo do Amazonas como titular da nova Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR), de acordo com publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 14 de agosto, divulgada ontem (17/08). O delegado foi designado por meio de portaria assinada pela delegada geral da PC-AM, Emília Ferraz.

A Deccor tem como atribuição prevenir, reprimir e promover o combate à corrupção, atuando na apuração de toda e qualquer forma de corrupção e desvio de recursos públicos praticados contra o patrimônio da administração pública estadual e municipal.

A Deccor também poderá se articular com outras instituições policiais, órgãos da administração direta e indireta, agências e instituições de inteligência para trabalho de cooperação, troca de informações e apoio operacional.

Na ocasião em que assinou a mensagem do Projeto de Lei que criou a Deccor, Wilson Lima destacou que a iniciativa é importante para dar transparência e lisura necessária aos investimentos de recursos públicos. Ele disse, ainda, que a criação da delegacia está alinhada com a proposta do Governo Federal, que promete liberar recursos específicos para o combate a esse tipo de crime.

 

Sobre o titular da Deccor

 

O delegado Guilherme Torres Ferreira tem uma vasta trajetória dentro da PC-AM, tendo sido delegado adjunto em Novo Airão, delegado titular em Urucará, titular do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP), do 20º DIP e do 19º DIP; diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) e secretário-executivo da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).

A nova Delegacia Especializada de Combate à Corrupção ficará subordinada ao Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e funcionará na avenida Professor Nilton Lins, 325, bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul da capital.