A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), deflagrou a operação “Levítico”. De quinta-feira (23/07) para hoje (24/07), foram verificadas denúncias anônimas relacionadas a maus-tratos a idosos, resultando no resgate de uma vítima em situação de abandono.

Conforme a delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, a operação contou com a parceria do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi). “Enquanto a equipe da polícia verifica a procedência da denúncia no aspecto criminal, o Centro faz a avaliação psicossocial da família da vítima e das condições em que o idoso está vivendo”, explicou a delegada.

Em uma das casas vistoriadas no bairro São Raimundo, zona oeste, policiais verificaram a situação de uma idosa de 75 anos, com deficiência física, vivendo em condições precárias. Desnutrida, a idosa foi resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Denúncias – As vítimas podem denunciar os crimes pelo número (92) 3214-5800, ou pelo 181, o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A Especializada fica na Rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.