A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), tem fortalecido os trabalhos de investigações e, em 2024, intensificou o combate à violência contra pessoas idosas.
O esforço resultou no registro de mais de 4,5 mil Boletins de Ocorrência (BOs), evidenciando o impacto do trabalho policial na apuração dos crimes e na conscientização da população sobre a importância das denúncias.De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, o aprofundamento das investigações possibilitou a instauração de 587 Inquéritos Policiais (IPs) e 364 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), além da solicitação de 175 medidas protetivas à Justiça.
As ações também resultaram na prisão em flagrante de 87 pessoas, no cumprimento de oito mandados de prisão e na expedição de outros cinco, reforçando a resposta da delegacia aos crimes contra idosos.

Familiares são os maiores agressores
“Ao longo de 2024, as ações levaram à instauração e remessa de 951 procedimentos criminais à Justiça. Esses números evidenciam o compromisso da equipe da delegacia em garantir justiça às vítimas, conduzindo apurações minuciosas que, na maioria dos casos, apontam familiares como autores das agressões”, destacou a delegada.
Segundo a delegada, a investigação policial tem início assim que o BO é formalizado. A partir disso, a polícia inicia a coleta de informações, reunindo provas, ouvindo testemunhas e analisando possíveis evidências sobre determinado crime. Esse trabalho minucioso permite que os responsáveis sejam localizados e responsabilizados por suas ações.
Crimes e registros
Conforme a autoridade policial, entre os crimes mais frequentes contra idosos estão maus-tratos, abandono, violência financeira, negligência, violência psicológica, física e discriminação. Em grande parte dos casos, os próprios familiares ou cuidadores são os responsáveis pelas agressões, o que torna ainda mais desafiador o enfrentamento dessas situações. Ao longo de 2024, recebemos mais de 2,2 mil denúncias anônimas por meio do Disque 100, Disque 181 e outros canais.
“Além disso, realizamos 1.652 diligências domiciliares para verificar in loco a procedência dessas denúncias, possibilitando a instauração dos procedimentos criminais cabíveis e demais encaminhamentos”, afirmou a autoridade.