O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) inseriu no mercado de trabalho neste ano aproximadamente cinco mil jovens, nos Programas de Estágio IEL e Jovem Aprendiz IEL. Desenvolveu ações nas instituições de ensino, fornecendo dicas e orientações sobre o mercado de trabalho e suas oportunidades e desafios. Também executou 819 processos completos de Recrutamento e Seleção para vagas de estágio, aprendiz e emprego, capacitando ainda 2.225 profissionais em diversas áreas, com cursos de curta e longa duração, entre os quais o MBA em Projetos, MBA em Lean Manufacturing.
“Desenvolvemos projetos de PD&I para formação de profissionais para a indústria, que buscou formar líderes capazes de disseminar a cultura Lean, gerenciar equipes e executar projetos Lean Seis Sigma de elevada complexidade no ambiente industrial, estimulando mudanças e melhorias contínuas ligadas à inovação contribuindo para o desenvolvimento industrial do Estado do Amazonas”, explica a superintendente do IEL AM, Andrea Guerra, ao destacar que a instituição encerra o ano com diversas oportunidades abertas junto as empresas parceiras.
Outro destaque de 2022 foi o Projeto Social 1º Emprego – Oportunidades e Desafios, desenvolvido pelo IEL nas escolas públicas de Manaus, responsável por capacitar 129 jovens em Empreendedorismo, Comportamento e Postura Profissional, com a finalidade de preparar o jovem para o mercado de trabalho. O IEL também realizou o Prêmio IEL de Estágio, que reconhece empresas com práticas inovadoras e teve como vencedoras regionais a Yamaha Motor da Amazônia Ltda e Clube de Diretores Lojistas de Manaus – CDL, nas categorias grande e média empresa.
Perspectivas 2023
De acordo com Guerra, em 2023 o IEL tem o objetivo de ofertar mais vagas, por meio de parcerias com os municípios e empresas do interior do Estado, visando gerar mais oportunidades para a juventude naquelas localidades. Pretende também lançar os programas Formação de Lideranças e Desenvolvimento Profissional, com o objetivo de desenvolver pessoas mais qualificadas e alinhadas às demandas do Amazonas.
“Em 2023 o IEL irá atuar fortemente para ampliar o Programa IEL Inova Talentos, para inserir bolsistas nas empresas e potencializar o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas organizações, por meio de um conjunto de ações estratégicas a serem realizadas com foco na Inovação”, afirma a superintendente.