Imagens divulgadas pela mídia japonesa mostram o momento exato da prisão da jovem amazonense Aylah Gabrielly, 19 anos, no Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, no Japão. As cenas, gravadas por câmeras de segurança, revelam a jovem sendo abordada pela polícia japonesa após a descoberta de substâncias ilícitas em sua bagagem. Aylah estava desaparecida desde 19 de agosto, quando familiares perderam contato com ela após viajar de Manaus para São Paulo.
Nas gravações, é possível ver a jovem sendo revistada por agentes enquanto abria sua mala. Informações preliminares dão conta de que ela tentou entrar no país com 2,5 kg de cocaína ocultos em roupas e produtos de beleza. Aylah foi detida imediatamente e, horas depois, precisou ser hospitalizada, embora as autoridades não tenham divulgado o motivo. Seu estado de saúde é estável, segundo informado pela embaixada brasileira.
Viagem misteriosa, Aylah saiu de Manaus em abril e foi para São Paulo, onde supostamente conheceu um homem, ainda não identificado, que teria envolvimento com o tráfico internacional.
Sua tia, Elisangela Castro, contou que a jovem mencionou uma viagem à Bahia dias antes de sumir, no entanto, o rastreamento do celular revelou a rota real: voo de São Paulo para o Japão, com escala em outro país, o telefone dela foi localizado pela última vez às 21h49 (horário local) no aeroporto de Osaka, momento em que foi presa. A família só tomou conhecimento da situação na terça-feira (2), quando a polícia japonesa entrou em contato com a embaixada.
O Japão possui uma das legislações antidrogas mais rigorosas do mundo. Transportar entorpecentes pode render penas de até 10 anos de prisão – e, em casos de grandes quantidades, a sentença pode ser ainda maior. A jovem responderá à Justiça japonesa, e a embaixada brasileira já ofereceu assistência consular, ela é mãe de um menino de 2 anos, a jovem compartilhava em seu Instagram fotos da rotina com o filho e de viagens pelo Brasil.