Foi finalizada a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Assim, os registros de atendimento do usuário podem ser acessados em todas as unidades básicas da rede municipal, garantindo um melhor acompanhamento e resolutividade do serviço.

O processo de implantação teve início em Manaus no fim de 2016 com um projeto-piloto, sendo concluído no mês de novembro deste ano.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, com a conclusão do trabalho, os usuários atendidos nas UBSs e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) passaram a ter um prontuário eletrônico.

Instalação e preparação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a instalação de fibra ótica em todas as unidades de saúde, cabeamento lógico interno, aquisição de switches, para possibilitar a conexão de computadores em redes, aquisição e configuração de computadores e nobreaks, fortalecendo a estrutura que existia anteriormente na rede municipal.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/Semsa), Mário Torres citou como exemplo o acompanhamento realizado pela equipe de nutrição, que atua na sede da Semsa e que, identificando os encaminhamentos com necessidade de acompanhamento nutricional feitos nas UBSs, pode rapidamente entrar em contato com o paciente e realizar o atendimento e prescrições necessárias.