O prefeito Arthur Neto inaugurou nesta segunda-feira (28) o albergue municipal de Manaus Gecilda Albano Peçanha, localizado no bairro Morro da Liberdade, na zona Sul. A unidade é gerenciada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Há pessoas que vivem em situação de rua. Já temos muitas iniciativas que se destinam a pessoas em situação de vulnerabilidade e agora temos algo inédito no Amazonas e no Norte, que é um albergue, e é um piloto, porque precisa de mais até chegar a um número significativo. Temos camas, colchões, iluminação boa, ar-condicionado e quartos coletivos e individuais”, explicou o prefeito.

“É uma obra de grande alcance social e extremamente humana. Temos uma política social redonda, sempre com foco no desprivilegiado”, destacou Arthur Neto.

Conheça a estrutura

O espaço tem capacidade para atender até cem pessoas, mas deverá iniciar com o atendimento de 50 pessoas em situação de rua, seguindo as recomendações sanitárias de distanciamento social, por conta da Covid-19.

No albergue serão ofertados café da manhã e jantar, enquanto o almoço será servido na Cozinha Comunitária da Panair, também na zona Sul. Será oferecido ainda atendimento psicossocial, lavanderia para higienização, banho, guarda-pertences e atividades sociais.

Com o início das atividades no novo espaço, o abrigo provisório na quadra da escola municipal Carlos Gomes, bairro Compensa, zona Oeste, será desativado.