As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 90.880 motocicletas em outubro. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, esse volume representa queda de 13,5% na comparação com setembro (105.046 unidades) e de 16,7% ante as 109.118 motocicletas registradas no mesmo mês do ano passado.

No acumulado de janeiro a outubro foram produzidas 784.421 motocicletas, retração de 17% na comparação com o mesmo período de 2019 (945.568 unidades).

De acordo com Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o setor ainda enfrenta um desequilíbrio entre a produção e a demanda, resultado de três fatores: muitas pessoas adotaram a motocicleta como um meio de transporte seguro para evitar a aglomeração do transporte público; outras passaram a utilizá-la como instrumento de trabalho e fonte de renda, atuando nos serviços de entrega; e os cotistas contemplados pelo consórcio buscam produtos originalmente designados em seus planos.

“Essa alta na demanda ainda não está plenamente suportada pelas unidades fabris. As plantas foram impactadas diretamente pelas diversas adaptações necessárias para atender às medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde, como as mudanças no layout das áreas produtivas, bem como as demais necessidades estabelecidas pelos protocolos de preservação da saúde dos funcionários. O maior distanciamento entre os postos de trabalho, por exemplo, gera aumento no tempo de produção das motocicletas”, explica o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. “Enquanto houver riscos de disseminação do coronavírus, no entanto, essa estrutura precisará ser mantida, pois a prioridade no setor é assegurar a saúde do colaborador”, completa.

Fermanian esclarece que, apesar de algumas fabricantes relatarem pequenos problemas no abastecimento de insumos, até o momento isso não impactou nas linhas de produção. “Todas as associadas estão mantendo o seu atual nível de fabricação”, afirma.

O presidente da Abraciclo ainda destaca que, apesar da crise gerada pela pandemia do coronavírus, o setor de motocicletas registrou aumento no nível de empregabilidade. “De acordo com dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, estamos com 12.800 empregados atuando diretamente na indústria de motocicletas. Em dezembro de 2019, contávamos com 12.159 colaboradores diretos neste segmento”, relata.

 

Metas revisadas

A mudança abrupta no cenário do mercado de motocicletas imposta pela pandemia da covid-19 levou o Setor de Duas Rodas a revisar recentemente suas projeções para 2020. Com isso, a produção esperada para 2020 deve ficar em torno das 937 mil motocicletas, volume que representaria uma retração de 15,4% na comparação com 2019.

A estimativa anterior, apresentada em janeiro, no período pré-pandemia, era de 1.175.000 motocicletas. Estes são os números das novas projeções para produção, exportação, atacado (vendas paras concessionárias) e varejo (emplacamentos):

PROJEÇÃO DE MOTOCICLETAS – PROJEÇÃO 2020 X REALIZADO 2019

REALIZADO

2019      PROJEÇÃO

2020      Unidades

(Projeção 2020 / Real 2019)        Variação %

(Projeção 2020 / Real 2019)

Produção            1.107.758             937.000                -170.758               -15,4%

Exportação         38.614   28.000   -10.614 -27,5%

Atacado               1.084.639             909.000                -175.639               -16,2%

Varejo  1.077.234             905.000                -172.234              -16,0%

FONTE: ASSOCIADAS /RENAVAM

 

VENDAS NO ATACADO

Em outubro, as fábricas repassaram para as concessionárias 90.807 motocicletas. Esse volume foi 9,8% inferior ao registrado em setembro (100.656 unidades) e 11,4% menor em relação ao mesmo mês do ano passado (102.545 unidades).

No acumulado do ano, as concessionárias receberam 756.451 motocicletas, correspondendo a uma queda de 17,7% na comparação com o mesmo período de 2019 (918.609 unidades).

DESEMPENHO POR CATEGORIA

Com aumento de 42,5% nas vendas no atacado, a categoria Sport foi a que registrou maior crescimento em termos de variação porcentual. Em outubro, foram repassadas 764 motocicletas ante as 536 registradas em setembro do presente ano.

Em números absolutos, com 45.072 unidades, a Street foi a categoria mais comercializada no atacado. Esse volume representa uma queda de 12% na comparação com setembro (51.196 unidades) e de 13,4% em relação a outubro de 2019 (52.052 motocicletas).

Confira a seguir o comparativo de evolução das vendas mensais no atacado, por categoria:

COMPARATIVO DE VENDAS DE MOTOCICLETAS NO ATACADO

MENSAL POR CATEGORIA

outubro/19                        setembro/20                     outubro/20                        (outubro/20) /

(outubro/19)                     (outubro/20) /

(setembro/20)

STREET                 52.052                   51.196                  45.072                   -13,4%                  -12,0%

TRAIL                    18.396                   19.277                  16.643                   -9,5%                    -13,7%

MOTONETA                       16.839                  15.699                  14.618                   -13,2%                  -6,9%

SCOOTER                            8.407                     8.363                     8.807                     4,8%                      5,3%

NAKED                 2.203                     2.467                     2.322                     5,4%                      -5,9%

BIGTRAIL                             2.194                     1.935                     1.426                     -35,0%                  -26,3%

OFF-ROAD                          1.122                     778                        878                         -21,7%                  12,9%

CUSTOM                             788                        405                        277                         -64,8%                  -31,6%

SPORT                  544                         536                        764                         40,4%                   42,5%

TOTAL                  102.545                                100.656                                90.807                  -11,4%                  -9,8%

FONTE: ASSOCIADAS DA ABRACICLO

 

No ranking de vendas no atacado do acumulado do ano, a Street manteve a liderança, com 391.552 unidades e 51,8% de participação no mercado. Em segundo lugar, ficou a Trail, com 139.167 unidades e 18,4% de participação.

 

EMPLACAMENTOS

O licenciamento de motocicletas somou 96.114 unidades em outubro. Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Abraciclo, o volume representou uma queda de 3,5% na comparação com setembro (99.609 unidades) e de 2,3% na comparação com o mesmo mês de 2019 (98.338 unidades).

A média diária de vendas em outubro, que teve 21 dias úteis, foi de 4.577 unidades – esse foi o melhor resultado para o mês de outubro desde 2014 (5.231 motocicletas/dia). Em relação a setembro  (4.743 motocicletas/dia), com o mesmo número de dias úteis, foi registrada queda de 3,5%. Na comparação com outubro do ano passado (4.276 unidades/dia), com 23 dias úteis, houve alta de 7%.

O ranking de emplacamentos foi liderado pela região Sudeste, com 37.291 unidades e 38,8% de participação no mercado. A região Nordeste ficou em segundo lugar (28.358 motocicletas e 29,5% de participação). Na sequência vieram Norte (11.024 unidades e 11,5% e participação), Sul (10.170 unidades e 10,6% de participação) e Centro-Oeste (9.271 unidades e 9,6% de participação).

Os cinco estados que apresentaram o maior volume de emplacamentos em outubro foram: São Paulo (22.083 motocicletas licenciadas), Minas Gerais (7.858 unidades), Ceará (5.341 unidades), Rio de Janeiro (5.338 unidades) e Pará (5.218 unidades).

As vendas no varejo totalizaram 726.973 motocicletas no acumulado do ano, correspondendo a uma queda de 18,8% em relação ao mesmo período de 2019 (894.764 unidades).