Nos primeiros dois meses de 2023, a metrópole da Amazônia se tornou um legítimo canteiro de obras. A onipresença é um traço da Prefeitura de Manaus, sob o comando do prefeito David Almeida, que, tendo o secretário Renato Junior à frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), fez a capital avançar e se transformar no que ambos chamam de “A Manaus do Futuro”. Infraestrutura urbana avança
Maior exemplo disso está datado em 24 de abril de 2022, quando a prefeitura lançou o maior programa de recuperação viária já implementado na cidade, o “Asfalta Manaus”. Desde o lançamento, até fevereiro de 2023, pelo menos 1.827 vias foram atendidas. Dessas, conforme última atualização da plataforma ‘Asfaltômetro’, 1.765 ruas foram totalmente recapeadas e apenas 62, parcialmente executadas.
“Temos critérios”, explica o secretário de Obras. “O ‘Asfaltômetro’ (contador de ruas contempladas pelo programa) atualizou e trouxe mais transparência para as obras executadas pela prefeitura, é o que preza o prefeito David. Portanto, vale ressaltar que as ruas que foram parcialmente asfaltadas podem ter sido avaliadas como: precisa de manutenção em drenagem; concessionária de água sinalizou que vai trabalhar na via ou, simplesmente, a rua toda não carece de recapeamento”.
As obras do “Asfalta Manaus”, conforme a prefeitura, são executadas por um efetivo de mais de 600 servidores, que contam com 500 máquinas para o serviço. Ao longo de todo o ano de 2022, foram utilizadas mais de 340 mil toneladas de massa asfáltica. Além de corredores viários, o programa levou asfalto para becos, vielas e ruas com baixo fluxo de veículos. Infraestrutura urbana avança
As comunidades que não recebiam qualquer infraestrutura há anos foram prioridades no programa, e agora têm acesso não apenas às vias que garantem mobilidade a veículos e pedestres, como também à melhor oferta de serviços públicos, a exemplo do acesso do transporte coletivo, dos veículos de limpeza, das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Vale frisar que o programa visa a recuperação de 10 mil ruas.
Transparência
O “Asfaltômetro” (asfaltometro.com.br) é um site com informações sobre o “Asfalta Manaus”, com dados atualizados e mapas das zonas da cidade. A plataforma contabiliza o número de ruas asfaltadas e tipifica os trabalhos em cada via.
Para o prefeito de Manaus, David Almeida, a ferramenta proporciona mais transparência aos serviços executados na gestão com alcance das mãos de qualquer pessoa.
“O programa nunca teve tanta transparência na história desta cidade, e esta é mais uma ferramenta de fiscalização da população. Nós entregamos esses relatórios a todos os órgãos de controle, e as nossas ações são pautadas sempre pela transparência. Então, não temos nada a esconder e vamos continuar prestando as informações de forma necessária e pertinente a cada área e buscar, assim, fazer mais com menos. Buscar na eficiência a efetiva prestação de serviços”, assegurou o prefeito David Almeida.
O “Asfaltômetro” conta também com notícias sobre o novo asfaltamento, que já contemplou grandes avenidas.
“Em dez meses, asfaltamos 1.765 ruas em totalidade. Retiramos o asfalto desgastado, tratamos a via e aplicamos um novo pavimento, garantindo a trafegabilidade com um serviço de qualidade e muito mais duradouro. O ‘Asfalta Manaus’ já alcançou até grandes avenidas, como a Max Teixiera, a 7 de Setembro e a Alameda Cosme Ferreira”, afirma Renato Junior.
Drenagens
Outro trabalho que recebeu especial atenção da atual gestão foi a manutenção de sistema de drenagem, com a instalação da estrutura necessária para o escoamento de águas da chuva em áreas onde o problema era crônico. Em 2022, as zonas urbana e rural a implantação total de 9.138 metros em extensão de novas redes de drenagem, ampliando a capacidade da capital de melhor escoar a água das chuvas.
Hoje, todo o sistema implantado pela prefeitura executa o correto gerenciamento da água, controlando o transporte, a retenção, o tratamento e a sua disposição final, evitando alagações, transtornos e impactos negativos no tráfego. As redes de drenagens têm a função de direcionar de forma segura a água para as canaletas, bueiros, meio-fio e galerias. Locais que sofriam com alagações durante anos, como as avenidas Umberto Calderaro, no bairro Adrianópolis, a avenida 7 de Setembro, no Centro, a Atlântica, no bairro da Raiz e a avenida Djalma Batista, agora contam com nova tubulação para uma canalização mais moderna, eficaz e segura.
A drenagem pluvial não apenas previne inundações e alagamentos, como ajuda a reduzir custos com a manutenção das vias públicas. No caso da avenida Djalma Batista, uma obra ousada que foi negligenciada por anos, tira de cena duas tubulações de ferro para receberem em tempo recorde, duas novas e modernas linhas de drenagem, com 30 metros cada, que darão vazão as águas do igarapé do Bindá e garantirão a segurança a esse que é um dos principais corredores viários da cidade de Manaus.
O secretário de Obras, Renato Junior, envolveu todo contingente da Seminf para entregar essa obra em tempo recorde.
“Essa é uma obra desafiadora em todos os sentidos. Parar um dos maiores corredores viários da nossa cidade foi uma decisão acertada para a segurança do tráfego da nossa cidade. Milhares de pessoas passam todos os dias pela Djalma Batista e não imaginavam o tamanho do problema que passava por baixo do asfalto. Encaramos a missão e recrutamos todos os nossos servidores, que foram guerreiros nesses oito dias de obra. Cumprimos a meta de entregar em uma semana a via e agora vamos finalizar esse serviço durante a madrugada para não impactar ainda mais o trânsito da nossa cidade. A determinação do prefeito David Almeida é entregarmos uma obra segura, moderna e que possa durar décadas”, assegura Renato Junior.
Modernização em LED
Os investimentos em logradouros também contam com melhoria na iluminação pública. Em ação conjunta com a empresa concessionária de energia, Manaus Luz, a Seminf realizou, desde o início da atual gestão, 151 mil pontos de LED.
Importantes áreas de lazer da cidade, como a praça Bartolomeu Bueno da Silva, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, e a pista de skate no bairro Morro da Liberdade, zona Sul, receberam manutenção completa na rede elétrica. Na praça, foram instalados 21 projetores com LED. No Morro, agora a pista pode ser utilizada no período noturno graças à instalação de dez projetores.
Com amplo olhar à infraestrutura da cidade, o trabalho da Seminf é executado por seus 17 Distritos de Obras, contando com a parceria de outras secretarias municipais. Juntos, os órgãos revitalizaram praças, quadras de esporte, pontes, calçadas, construíram pontes e escadas e ainda desobstruíram bueiros.
Contenção de erosões
A Seminf realizou em dez áreas da cidade obras que transformaram a vida de centenas de moradores. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), concluiu 10 grandes obras em erosões. O trabalho, em suma, consiste na contenção do talude e ampliação de sistema de drenagem.
De acordo com o secretário de Obras, Renato Junior, Manaus tem uma particularidade de áreas próprias a erosões que, associadas às fortes chuvas, castigam a cidade e causam estragos. “Temos atuado em várias frentes de obras com grandes intervenções, para resguardarmos a vida das pessoas que moram em locais de risco, que a gente sabe que não é porque querem, e sim por necessidade”, afirma.
Na Rua Manuel Ribeiro, bairro Mauazinho, zona Leste, uma cratera de 45 metros se formou e colocou em risco a estrutura de diversas casas. Após a prefeitura realizar as desapropriações, a Seminf entrou para executar serviços de drenagem, aterro, e evitar, assim, novas erosões e alagações. O local, agora, tem segurança e uma praça para os moradores. Também na zona Leste, os trabalhos de contenção de erosão levaram benefício e segurança às famílias que vivem na Rua Mangabeiras, bairro Gilberto Mestrinho.
A erosão de 30 metros de altura surgiu devido ao acúmulo de lixo na rede de drenagem e construções irregulares. A área foi totalmente contida, os trabalhos beneficiaram mais de 30 famílias que sofriam com ameaças de desmoronamentos em dias de chuvas. Na zona Oeste, os serviços foram concentrados no beco Darci Azambuja, bairro São Raimundo. Foram seis meses de trabalho intenso, com o uso da técnica de rapel para a concretagem do talude.
Os técnicos especializados ficaram pendurados em cordas, para que o trabalho fosse executado de forma eficaz na área localizada às margens do Rio Negro. As equipes também fizeram a contenção do rip-rap, com 70 metros de comprimento na encosta, grampeamento do solo, projeção do concreto no talude, drenagem superficial e a limpeza para entregar a área completamente reestruturada aos moradores.
Na zona Norte, as equipes trabalharam em três importantes obras, duas foram concluídas, e uma segue na fase final dos serviços. No bairro Nova Cidade, a Seminf concluiu as obras de contenção da erosão na Rua Treviso, esquina com Rua 6, após a área ter cedido, causando um desbarrancamento devido às fortes chuvas do período de inverno Amazônico e, agravado por um ponto de acúmulo de lixo descartado de forma incorreta. Casas foram soterradas e famílias tiveram perda de bens.
Após sete meses de trabalho intenso, a prefeitura entregou um novo e moderno sistema de drenagem com cinco grandes caixas coletoras de água pluviais, uma escada hidráulica que dá a vazão correta das águas e usou 25 mil metros cúbicos de aterro para compactar o solo de forma segura, além de transformar a área em praça de lazer. Uma nova via passa a interligar as ruas do bairro.
Ainda no Nova Cidade, a prefeitura trabalhou na rua Budapeste, onde havia uma erosão que sofreu desgaste por conta de ocupações irregulares.
De forma emergencial, as equipes recuperaram todo o espaço, que em apenas quatro meses se transformou em uma área de lazer com área para prática esportiva beneficiando os moradores.
A área também ganhou uma nova praça, que atende pelo nome Domingos Santana. As equipes implantaram rede de drenagem profunda, escada hidráulica, fizeram o aterro e contiveram o talude de 15 metros de altura.
Assim como no conjunto Cidadão 9, conhecido como conjunto Lula, as obras de contenção da erosão de mais de 120 metros, que ameaçava o desabamento da rua Siri, foram finalizadas. Agora, o local é seguro para todos. A rua Siri também foi toda revitalizada, com a construção de meio-fio e sarjeta, e a via foi totalmente pavimentada.
No bairro Cidade de Deus, as equipes da Seminf entraram na fase final dos serviços de contenção da grande erosão na Rua São Félix, após a área ter desbarrancado devido à falta de manutenção e por implantações de tubulações irregulares, causando o desgaste de todo o talude, o que formou uma cratera com mais de 30 metros de profundidade.
Só na área afetada, foram mais de 51 mil metros cúbicos de aterro, implantação de uma rede de drenagem profunda e superficial com escada hidráulica, colocação de grama, junto com a construção da praça e uma academia ao ar livre.
O Prefeito David Almeida destacou, que as ações de infraestrutura para melhorar a capital serão contínuas. “Nós visitamos várias áreas no dia de hoje, mapeamos outras áreas que precisam de intervenção. Estou buscando interlocução com o Governo Federal para que a gente possa aportar recursos, para atuar nas demais áreas evitando problemas futuros, então a prefeitura trabalha dessa forma, e foram grandes intervenções, que não tinham sido feitas ainda na nossa cidade, e que resolveram de forma definitiva problemas que nós encontramos”, destacou o prefeito.
Grandes obras e o legado para a cidade
Paralelamente às obras nos bairros, a Prefeitura de Manaus avançou em organização de grandes projetos de mobilidade. A construção de complexos viários e o alargamento de vias vão transformar o trânsito em diversas áreas da capital. Dois complexos viários serão construídos. Um será na Bola da Feira do Produtor, na avenida Autaz Mirim, na zona Leste, onde o congestionamento do tráfego ocorre há décadas.
A obra, que terá 25 mil metros de construção, é fruto da parceria entre a prefeitura e o governo do Estado. A estrutura terá quatro alças e 16 direções.
Por sua grandiosidade e imponência, o complexo viário ganhará o nome de Rei Pelé, uma homenagem da prefeitura ao craque brasileiro Edson Arantes do Nascimento, que morreu no dia 29 de dezembro de 2022.
Outro ponto da cidade que receberá uma grande intervenção é a da rua Barão do Rio Branco com a avenida Governador José Lindoso, no bairro de Flores, zona Centro-Sul. O complexo a ser construído no local já ganhou o nome de Prefeito José Fernandes e terá 12 direções. A obra inclui a adequação de vias do entorno, a construção de uma nova rua e a abertura de retornos ao longo do canteiro central da Avenida das Torres.
Sendo apontada como detentora de um dos 34 pontos de gargalo no trânsito da cidade, a avenida Efigênio Sales vai receber obras de alargamento. São 1,1 mil metros novos, no trecho que vai do viaduto Ayrton Senna à entrada da avenida Via Láctea, na Morada do Sol. Com a conclusão dos trabalhos, a trafegabilidade da via vai melhorar consideravelmente. De acordo com estudos do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), será possível aumentar o fluxo no local em aproximadamente 1,5 mil veículos por hora.
Na via, haverá ainda a construção de uma passarela, em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), toda em estrutura metálica. Com a conclusão da obra, será possível eliminar o semáforo e a faixa de pedestre existentes no trecho, responsáveis pela retenção no trânsito em virtude da necessidade de travessia dos pedestres.