O desenvolvimento de soluções inovadoras a partir da utilização de recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Zona Franca de Manaus (ZFM) chamou a atenção de equipe da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em visita institucional ao Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, realizada no último dia 28. Na ocasião, o titular da Autarquia, Algacir Polsin, acompanhado de equipe de gestores e técnicos da Suframa, foram recebidos pelo superintendente do Sidia, Chris Lee, e demais colaboradores do Instituto que apresentaram as instalações do local e os projetos em desenvolvimento e os já implementados, inclusive em escala global.

As inovações apresentadas vão desde softwares embarcados em aparelhos como smartphones e televisores a produtos voltados aos segmentos de realidade virtual, automação industrial e realidade aumentada. Tudo gerado a partir de uma mão de obra altamente qualificada. Os produtos oriundos do Instituto instalado em Manaus são utilizados em plantas fabris por todo o mundo, um dos exemplos de como recursos de P&D podem facilitar processos fabris e beneficiar a sociedade.

“Hoje, o Sidia cria soluções tecnológicas para diversos segmentos, utilizando Inteligência Artificial, Big Data Analytics, Engenharia de Software e Teste, entre outros, para desenvolver sistemas fundamentais ao funcionamento de qualquer dispositivo ou produto existente no mercado atualmente”, afirmou o superintendente do Sidia, Chris Lee, acrescentando que os profissionais do Instituto – como analistas, especialistas, mestres e doutores – são altamente capacitados e buscam transformar ideias em inovação.

Para o superintendente da Suframa, é importante conhecer os projetos desenvolvidos na região para buscar sinergia entre os atores locais em busca de resultados efetivos para a sociedade. “Esta interação com o Sidia e nossa visão do todo é muito importante no contexto de integrar todos os atores da nossa região”, disse Polsin, que colocou a Autarquia à disposição para facilitar processos que possam conectar o Sidia com os demais players da região.