Um quadro preciso sobre a estrutura de incentivos fiscais estadual e federal e informações socioeconômicas do Amazonas devidamente atualizados estão disponíveis no guia de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, reeditado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

A publicação foi atualizada pela equipe técnica da secretaria executiva de desenvolvimento da Sedecti, incluindo informações com alterações na legislação tributária e revisão da tradução para o inglês.

Os empreendedores que optarem pela ZFM possuem uma estruturada rede de incentivos fiscais estaduais e federais que são um importante diferencial de competitividade, principalmente na importação de insumos e bens de capital. A estabilidade dessas regras de negócio, que gozam de garantia constitucional, favorece a um planejamento mais acurado das iniciativas de investimento, e contribuem para uma maior previsibilidade das expectativas de retorno.

Segundo o secretário executivo de desenvolvimento, Renato Freitas, o guia busca orientar os empresários acerca do melhor caminho para realizar aporte de capitais, a partir do modelo de incentivo existente somente no amazonas, no qual a segurança jurídica é o grande diferencial em relação aos demais centros industriais do país.

O novo guia de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus pode ser acessado no portal da Sedecti.