Quem passa pelas avenidas Max Teixeira, Torquato Tapajós, Ephigênio Sales e André Araújo, já consegue visualizar as flores dos ipês nas cores branca e lilás.

A floração e a perda de folhas fazem parte do ciclo reprodutivo característico do ipê e começa a acontecer no verão. O processo normalmente acontece entre setembro e outubro, mas em alguns casos pode acontecer antes desse período.

O programa Arboriza Manaus, da Prefeitura de Manaus, realizou nos últimos quatro anos o plantio de 40 mil novas árvores na cidade, das quais aproximadamente 6 mil são ipês.

Histórico

Desde 2015 a população manauara tornou-se habituada ao florescimento dos ipês. Na época, ocorreu o primeiro florescimento dos ipês brancos plantados no canteiro central da Djalma Batista.

Os ipês floridos têm encantado a população em todas as zonas da cidade. Para a farmacêutica Cláudia Helena Pio, 55, é uma alegria ver tantas árvores na cidade florescendo. “Esse é um período muito quente, mas somos sempre agraciados em ver essas belezas naturais, que particularmente, me encantam muito.

Depois de florescer, todas as flores e vagens caem, ficando apenas os galhos das árvores, que ganharão novas folhas. Nesse momento, é possível fazer a coleta de sementes para a produção de mudas.